UNILA integra o Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial promovido pela ITAIPU

Programa estabelece um novo marco de parceria entre UNILA e ITAIPU, com a geração de oportunidades para docentes e estudantes de instituições públicas de ensino aprofundarem suas ações extensionistas no território


publicado:
06/05/2024 20h36,


última modificação:
06/05/2024 21h19

Na última sexta-feira (03), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana assinou a adesão ao Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial. Um programa que é desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com universidades públicas do Paraná e Mato Grosso do Sul, e voltado para o fomento de ações de extensão com impacto na vida da comunidade. A partir do lançamento da iniciativa a UNILA passou a integrar junto a outras 16 instituições de ensino participantes, uma rede de abrangência do programa que inclui universidades estaduais, federais, municipais e Institutos Federais de Educação da área de atuação da Binacional. O valor investido no programa é de R$ 24 milhões e contemplará 200 projetos de extensão, sendo todo o aporte direcionado ao pagamento de 1.000 bolsas de extensão (800 à discentes e 200 à coordenadores adjuntos), e também ao custeio das ações.

Segundo o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima, “trata-se de uma iniciativa piloto, que busca estabelecer um instrumento de fomento à extensão universitária e de atuação conjunta ITAIPU/PTI e universidades nas comunidades”. O programa é voltado ao fomento de projetos de extensão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrangendo áreas como biodiversidade, bioeconomia, conservação ambiental, uso responsável dos recursos naturais, energias renováveis, gestão de resíduos, agricultura sustentável, saúde e meio ambiente, políticas públicas, cultura, entre outros. Conforme destaca o diretor-geral brasileiro de ITAIPU, Enio Verri, “não existe política de desenvolvimento econômico e social sem a participação da ciência. E quem faz ciência é a universidade pública. Então, pensando no futuro que queremos, que priorize a questão ambiental e a inclusão social, a participação da academia é fundamental”, afirmou.

Durante o evento de lançamento do Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial da ITAIPU, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), por parte da equipe da UNILA estiveram participando o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima e o pró-reitor de extensão Rogério Motta Moreira. Acompanharam o lançamento, ainda, os coordenadores de projetos de extensão Ricardo Hartmann e Mario Ramão Villalva, e representantes discentes da graduação e pós-graduação.

Sobre a assinatura do termo de adesão da UNILA ao programa, o pró-reitor de extensão, Rogério Motta Moreira, afirma que “o compromisso mútuo pela promoção da ciência e o alinhamento com as políticas públicas no território tem o potencial de amplificar a atuação da extensão universitária de forma dialógica e perene na comunidade, contribuindo para o processo de curricularização da extensão na UNILA. Essa parceria deverá gerar um conjunto de tecnologias sociais e sustentáveis adaptadas à realidade local, além de um grande impacto na formação dos discentes diretamente envolvidos”.

Como se inscrever?

As universidades parceiras do Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial poderão inscrever os projetos com atuação em comunidades do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Os docentes das universidades vinculadas podem apresentar suas propostas entre os dias 06/05 a 02/06/2024, por meio de Chamada Pública disponível no site www.pti.org.br/programa-extensao. Especificamente para a seleção de projetos na UNILA, a pró-reitoria de extensão (PROEX) está disponibilizando um material de orientação para submissão das propostas no sistema do PTI, bem como o fluxo para anuências e possíveis contrapartidas, a fim de auxiliar os proponentes da Universidade. 

Acesse a convocação da PROEX/UNILA

Com informações do site da ITAIPU Binacional e site da Agência UEL