Revitalização de pista de caminhada, transparência em obras públicas, jovens na política e poda de árvores

O Cabeza News repercute as principais proposições dos vereadores de Foz do Iguaçu durante a semana. Entre as medicas encaminhadas estão a revitalização da pista de caminhada da Avenida JK, mais transparência na execução de obras públicas, mais participação de jovens na política e um mutirão para a poda de árvores.

Abaixo os destaques da Câmara de Vereadores durante a semana:

Vereador Maninho sugere ao executivo a revitalização da pista de caminhada da Avenida JK

A pista de caminhada da Avenida JK é uma área movimentada. Em vista disso o Vereador Valdir de Souza (Maninho) apresentou uma indicação a revitalização da pista de caminhada da Avenida Juscelino Kubitscheck, no trecho compreendido entre o Terminal de Transporte Urbano até o viaduto da Avenida Tancredo Neves.

“Precisa ter uma revitalização, para que as pessoas da região da cidade possam vir aqui também aqui praticar o seu esporte, a suas caminhadas. E isso é interessante também para o corredor turístico de Foz do Iguaçu que é acesso a Itaipu Binacional. Precisamos mostrar isso aqui para as pessoas de fora, até mesmo dar condições aos moradores da nossa cidade, deixar uma coisa mais bonita. ” Comentou o vereador

Projeto do Vereador Galhardo, pretende aumentar transparência sobre obras públicas paralisadas

Com a finalidade de aumentar a transparência nas obras públicas, começou a tramitar na Câmara de Foz, um projeto de lei de (36/2021), de autoria do Vereador Galhardo (Republicanos), que altera a lei 3.196/2006, que trata da obrigatoriedade de afixação de placas de identificação das empresas executoras de obras públicas.

“Esse é mais um dispositivo na busca da transparência na execução das obras. É interessante que coloquemos isso na lei de informações. Se a obra estiver parada há 30 dias, haverá lá informação da data, do motivo da paralisação e a placa só poderá ser retirada quando as obras forem retomadas”, destacou o Vereador Galhardo.

O projeto explica que as obras paralisadas ou inacabadas causam transtornos e representam serviços não ofertados, causando inquietude da população quando se depara com interrupção dos serviços sem ter conhecimento do motivo. A mudança proposta na lei tem por objetivo aumentar a transparência dessas informações, permitindo também que a própria população auxilie no processo de fiscalização. O projeto foi lido em plenário e está sob análise das comissões.

Vereador Kalito quer trazer lideranças jovens para colaborar nas proposições Legislativas

Com intuito de aproximar o jovem e lideranças da juventude ao Legislativo, o vereador Kalito (PSD) se reuniu nesta semana com grupo da Ordem De Molay e Arco Íris para instigar que participem mais das atividades da Casa de Leis. A ideia, segundo o parlamentar, é se reunir com outros grupos na sequência, como Diretórios estudantis das universidades, grupos de escoteiros e demais entidades e associações interessadas em participar.

“Inicialmente me reuni com esses jovens, que atuam com liderança, altruísmo, filantropia e têm uma participação ativa na sociedade. A ideia é que tenhamos reuniões esporádicas para que eles participem das ações da Câmara e também enviem as demandas aos parlamentares, a fim de que possam se transformar em leis e atendam as necessidades e expectativas do público”, explicou o vereador.

Vereador Adnan indica implantação de um programa de mutirão de poda de árvores

O vereador Adnal El Sayed (PSD) por meio de uma indicação pede ao executivo implantação de um programa de mutirão de poda de árvores pelo município de Foz do Iguaçu. A iniciativa para mutirão é para retirada de árvores que comprometem as vias públicas, residências, redes elétricas que possa causar danos.

“ Muitas pessoas tem reclamado que suas árvores ou árvores que estão na frente de suas casas estão em eminencias de cair ou de qualquer temporal causar prejuízo e até um risco a vida. Então a prefeitura precisa de um programa de poda de árvores urgente né. É tanto para uma questão de estética e muito mais do que isso é uma questão de proteção ao cidadão. ” Disse o vereador.

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz