Prefeitura oferta curso gratuito de confeitaria, em Foz do Iguaçu; veja como se inscrever

A Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está com as inscrições abertas para o curso gratuito profissionalizante de elaboração de doces. São 19 vagas disponíveis.

Conforme a secretaria, as matrículas devem ser feitas até quarta-feira (21), em qualquer um dos cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.

De acordo com a prefeitura, a capacitação tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tem a duração de 14 dias, com carga horária de 40 horas.

Haverá turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

As vagas são ofertadas prioritariamente para pessoas inscritas no Cadastro Único ou beneficiárias de programas do Governo Federal, como o Bolsa Família.

O pré-requisito para matrícula é ter 16 anos e, no mínimo, o Ensino Fundamental II incompleto.

Segundo a prefeitura, todos os protocolos sanitários serão seguidos durante as aulas de capacitação.

Matrículas

 

Documentos necessários

  • RG (Original e cópia);
  • CPF (Original e cópia);
  • Comprovante de Residência (Original e cópia);
  • Histórico Escolar (Original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento.

 

Caso sejam menores de idade

  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais (original e fotocópia) e documento comprobatório da guarda em caso de responsáveis que não sejam pais do aluno.
  • * O menor deve estar acompanhado por um responsável legal.

 

Caso sejam estrangeiros

  • Cédula (Original e cópia);
  • CPF (Original e cópia) *Receita Federal ou consulado – (45) 3520-4300;
  • Comprovante de Residência (Original e cópia);
  • Histórico Escolar (Original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento.

 

Outros cursos

 

No início de agosto serão abertas as matrículas para os cursos de Assistente Administrativo, Aperfeiçoamento em Recursos Humanos, Modelagem em Costura Roupas Íntimas, Modelagem em Costura Ginástica, Instalação e Manutenção Ar-Condicionado e Pacote Office, também com a qualidade Senai.

Jovens de 12 a 24 anos também têm a opção de cursos ministrados no Centro da Juventude. São cursos de Maquiagem, MC (Mestre de Cerimônias de Hip Hop), violão, fotografia, bateria, teatro e rádiotube além de aulas de vôlei, futsal e funcional.

Para esses cursos o interessado deve procurar o Centro da Juventude, na Rua Otto Ernesto Gottlieb, 410, Jardim Naipi ou pelo telefone 3901-3459.

Informações G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Silvio Santos está internado com Covid-19, mas “clinicamente bem”, diz Patricia Abravanel

As gravações do Programa Silvio Santos, no SBT, foram suspensas por pelo menos uma semana. No último sábado (7/8), uma pessoa da equipe testou positivo para a Covid-19, e o estúdio onde é filmada a atração televisiva, em São Paulo, foi esvaziado às pressas. A assessoria da emissora alega “ainda não ter informações” sobre Silvio Santos.

— Ninguém sabe quem testou positivo naquele dia, pois a pessoa infectada escolheu manter o sigilo — conta um funcionário do SBT, diretamente envolvido com o Programa Silvio Santos, ao GLOBO. — Pode ter sido um artista, alguém da produção ou o próprio Silvio Santos… E também havia participação da plateia no estúdio, então pode ter sido alguém do auditório. Ninguém sabe.

Ao GLOBO, o SBT afirma que Silvio Santos passa bem, e ressalta que ainda não possui informações sobre o quadro de saúde do apresentador. Na noite da última quinta-feira (13/8), após o apresentador José Luiz Datena comunicar que Silvio teria se contaminado com Covid, a assessoria da emissora informou que Silvio estava em casa, com a mulher.

 

Leia mais em O Globo

Bolsonaro assina nova redução de impostos para jogos eletrônicos

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quarta-feira (11) um novo decreto reduzindo as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre jogos eletrônicos e acessórios. 

A medida efetiva a redução das alíquotas do IPI de 30% para 20% para consoles e máquinas de jogos de vídeo. No caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, a redução será de 22% para 12%. A medida abrange ainda máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes, passando de 6% para zero. No início do governo, essas alíquotas eram de 50%, 40% e 20% respectivamente.

A medida, de acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do segmento no país.

Essa é a terceira redução de impostos no setor de jogos eletrônicos desde o início do governo. Em dois decretos anteriores, em 2019 e 2020, Bolsonaro já havia reduzido as tarifas.

O governo informou que essa desoneração implicará uma redução de arrecadação de R$ 82,9 milhões em 2021. Para 2022, a estimativa da redução de tributação é de R$ 119,5 milhões. Como se trata de decreto, não precisa ser aprovada pelo Legislativo e entrará em vigor imediatamente.