Militares e funcionários de alfândega na Ponte da Amizade são presos em Ciudad del Este, no Paraguai

Equipes dos órgãos de segurança do Paraguai prenderam, na noite desta terça-feira (30), militares e funcionários da alfândega que atuam na cabeceira da Ponte Internacional da Amizade em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (Brasil).

De acordo com as investigações, no âmbito da operação “Tartufo”, eles são suspeitos de receber dinheiro para autorizar a entrada irregular de mercadorias no país.

Até o momento, de acordo com a rádio La Clave, nove pessoas foram detidas – cinco oficiais da alfândega, dois suspeitos de contrabando, além de dois militares. 

Os detidos são Virgilio Miguel Ferreira Cabanella, Luciano Florenciano Duarte, Eusebio Santacruz Duarte, Antonio Oporto Espínola e Pedro Rubén Báez Zacarías, todos funcionários da Alfândega.

O Sub também foi preso. oficial Claudio Ramón Orrego Ramos, e Sub. Policial Jacinto Blanco e dois supostos transeuntes identificados como Carlos Alberto Montania Garcete e Elsa Mabel Chamorro, relata o boletim de ocorrência.

A operação foi realizada pelo promotor de combate à corrupção Rodrigo Estigarribia, com o acompanhamento da Unidade Interinstitucional de Prevenção e Combate ao Contrabando e da Secretaria Nacional Anticorrupção.

Um “estúpido” é por excelência um “homem hipócrita e falso”, indica a Real Academia Espanhola. É por alusão ao protagonista da comédia homônima “Tartufo ou o Impostor” de Molière (1669).

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz