Mais de 50% dos iguaçuenses ainda não enviaram a declaração do IR

Faltam menos de três semanas para o fim do prazo estipulado paro o envio das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ainda assim, mais de 50% dos contribuintes em Foz do Iguaçu não encaminharam o formulário. A expectativa da Receita Federal é receber 54.993 declarações. Até o momento foram contabilizadas apenas 27.318.

O prazo termina em 31 de maio. O Congresso chegou a aprovar um projeto que mudaria a data de entrega para 31 de julho, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta de prorrogação.

Quem perder a data final poderá encaminhar a declaração posteriormente, mas terá de pagar uma multa. O valor mínimo é de R$ 165,74; já o valor máximo corresponde a 20% do imposto devido. É importante lembrar que quanto mais cedo o formulário for enviado, mas cedo sairá a restituição.

Em todo o estado já foram recebidas 1.160.060 declarações do IRPF. O fisco espera que até o fim do prazo 2.120.000 paranaenses enviem o formulário. No âmbito nacional a instituição contabilizou até as 11h de segunda-feira (10) 18.602.936 declarações. A expectativa da RFB é de que 32,6 milhões de pessoas acertem as contas com o “leão” neste ano.

Para fazer a declaração em casa é preciso baixar o programa gerador no site: receita.economia.gov.br. Para os celulares é possível fazer o download do aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Neste ano a Receita fez uma atualização na página do IRPF, com linguagem simplificada para maior acessibilidade. Outra novidade é que, para os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac, não é mais necessário instalar a plataforma computacional Java.

Se você fez declaração no ano passado, provavelmente deve ter uma cópia do arquivo salva no computador ou uma versão impressa. Esse arquivo vai agilizar o preenchimento de diversos campos da declaração do IR 2021, especialmente a relação de bens.
Obrigatoriedade

As informações são de GDia

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz