Junho, o mês vermelho dedicado para captação de sangue nos Hemonúcleos

Doação é um ato de amor e essencial para tratamentos urgentes e intervenções cirúrgicas em pacientes em risco de morte

O mês de junho é dedicado a campanhas de conscientização e ações de incentivo à doação de sangue, iniciativa que acaba relegado a um segundo plano em períodos de temperaturas baixas. O período celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar vidas.

Não é exagero quando dizem que sangue salva vidas. Pessoas a todo momento sofrem acidentes. A qualquer instante alguém pode precisar de uma cirurgia de urgência. E você e sua família não estão imunes a isso, alerta Arielle Farias, da Resultados Extraordinários Assessoria.

Do mesmo modo que pacientes portadores de anemias, hemofilia ou qualquer doença crônica que necessite de transfusão constante também contam com esse sangue. É devido a isso que o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu e outros espalhados pelo Brasil realizam campanhas e estratégias, como a do Dia Mundial do Doador de Sangue, com a intenção de alcançar cada vez mais doadores voluntários.

Importante ressaltar que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. E mais de 40% desse número são doadores de reposição. Entende-se por esta classificação pessoas que doam sangue para um parente ou paciente específico. No entanto, esta ação costuma dificultar o controle que há em cima da qualidade e proveniência sanguínea.

Também se destaca a necessidade que o momento pandêmico criou em cima dessa ação. O uso do plasma sanguíneo de pessoas que já passaram pelo Covid-19 tanto para pesquisa quanto para tratamento de outros pacientes, tem se mostrado de grande valia. Então se você teve a doença e há mais de 45 dias não apresenta sintomas, a sua doação de sangue é de extrema importância.

Incentivo à doação

Que tal doar sangue e salvar vidas? Pensando desta forma, o Grupo Tarobá, com mais de 40 anos de história em Foz do Iguaçu, decidiu abraçar esta causa. A ação busca conscientizar os colaboradores dos dois hotéis – Tarobá Hotel e Pop Hotel Foz, e das duas agências de turismo e receptivo – Combo Iguasso e Go Iguassu.

A mensagem também ganha espaço na representação no Paraná, no aplicativo de desconto Prime Gourmet, que vem se destacando nacionalmente pelas parcerias e promoções dentro da plataforma. O grupo, que reconhecidamente preza pelo bom atendimento e conforto dos hóspedes, prioriza ainda ações sociais, entre os funcionários e na comunidade.

“Foz do Iguaçu é nosso lar, nada mais justo do que atuarmos no cuidado dela. É por isso que nos juntamos nessa e em tantas outras causas, como doação ao Lar dos Velhinhos, Sopão da Madrugada”, afirma Emília Costa Mendes, filha do Comendador Faustino, pioneiro português do setor de turismo e hoteleiro da cidade.

“Sentimos necessidade em realizarmos o bem num local que eu e minha família sempre fomos bem recebidos”, ressalta. Em suas redes, o Hotel Tarobá revela que, além dos voluntários para a doação direta de sangue, alguns para a captação do plasma, teve a grata surpresa de encontrar doadores dentro do grupo, dispostos a participar do processo de coleta de medula óssea.

Solidariedade

Para conferir a postagem, basta acessar o Facebook do Hotel Tarobá e procurar nos vídeos. “Nós do Grupo Tarobá ficamos imensamente felizes em poder contribuir com o salvamento de vidas e tratamento de pacientes”, disse Emília Mendes.

Esse tipo de atitude é orgulho do grupo, que leva integrantes voluntários para contribuírem com o estoque de sangue do Hemonúcleo de Foz do Iguaçu. “Organizamos a caravana de boas ações e esperamos que isso sirva como um convite aos demais moradores da cidade”.

Também foram criadas ações de incentivo a doação por parte de turistas que visitam a cidade. O Prime Gourmet-Foz do Iguaçu, em conjunto com o Hotel Tarobá, ofereceu 30 dias de degustação de suas promoções se o hóspede apresentar carteirinha de doação constando ao menos uma única ação nos últimos 6 meses.

A iniciativa incluiu ainda a criação de evento online no Facebook, como forma de incentivo a população em geral. AQUI para ver.

 

Informações Cabeza News