Indústria paranaense cresceu 11,2% entre janeiro e outubro de 2021, segundo IBGE

A indústria paranaense é a terceira que mais cresceu no Brasil de janeiro a outubro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com 11,2% de aumento na produção industrial, o Estado fica apenas atrás de Santa Catarina (13,8%) e Minas Gerais (12%), e 4,5 pontos percentuais acima da média nacional. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), publicados nesta quinta-feira (9).

“O Paraná vem batendo recordes na geração de empregos: foram 176 mil só neste ano. O crescimento da produção industrial do Estado na recuperação econômica pós-pandemia está no mesmo caminho, mostrando a força que temos para nos desenvolver e gerar renda. Crescemos em 2021 e vamos entrar em 2022 com uma boa perspectiva”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O aumento no acumulado é liderado pelo setor de fabricação de máquinas e equipamentos, que cresceu 63,6% com relação ao mesmo período do ano anterior. Em segundo lugar está a indústria de fabricação de veículos automotores, com crescimento de 36,3%.

Outros destaques são a fabricação de produtos de madeira (29,2%), produtos de metal (24,3%), produtos de minerais não metálicos (15,7%), indústrias de transformação (11,2%), fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (8,7%), produtos químicos (7,7%), bebidas (6,8%), produtos de borracha e material plástico (4,8%), e fabricação de móveis (4,5%).

Apresentaram queda apenas os setores de produtos alimentícios (-6,5%) e produtos de celulose, papel e produtos de papel (-1%). Já o setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis não apresentou variação.

OUTUBRO – A pesquisa também mostra que o Paraná foi um dos nove dos 15 locais pesquisados a apresentar crescimento no mês de outubro, com uma evolução de 0,6% em relação a setembro. Neste quesito, a média brasileira foi de -0,6%, com cinco regiões apresentando decréscimo e sem apresentar variação. As expansões mais elevadas foram identificadas no Nordeste (5,1%), Mato Grosso (4,8%) e Ceará (4,1%).

12 MESES – No comparativo dos últimos 12 meses, o Paraná apresenta o segundo melhor resultado nacional. Com crescimento de 12%, o Estado fica apenas atrás de Santa Catarina, que avançou 13,9%. Com relação à média nacional, o resultado fica 6,3 pontos percentuais acima da média do País.

Entre novembro de 2020 e outubro de 2021, o setor que puxou o crescimento foi a fabricação de máquinas e equipamentos, com 61,4% de evolução. Na sequência, a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias apresentou 29,9% de crescimento.

Os demais setores que avançaram nos últimos 12 meses foram fabricação de produtos de madeira (29%), fabricação de produtos de metal (28,4%), produtos de minerais não-metálicos (18,2%), indústrias de transformação (12%), fabricação de máquinas e materiais elétricos (11,6%), fabricação de bebidas (7,7%), fabricação de móveis (6,5%), fabricação de produtos de borracha e de material plástico (5,7%), outros produtos químicos (5,6%) e fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,5%).

Os únicos recuos foram fabricação de celulose, papel e produtos de papel (-0,9%) e fabricação de produtos alimentícios (-4,5%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atrações especiais: Foz do Iguaçu conta com espetáculo de águas inédito no Brasil e Show de Natal

A programação de final de ano no Wonder Park Foz está cheia de novidades, efeitos especiais e magia. Duas novas atrações vão emocionar o público: o “Wonder Water Show”, um espetáculo de água, luzes, som e projeção sincronizados e o “Natal Show”, apresentação especial cujo enredo promove a integração entre os carros e demais figuras clássicas de cinema do Movie Cars, o ambiente temático do complexo, bailarinos, personagens do atrativo e o Papai Noel, além de decoração natalina cheia de luzes e o espetáculo das águas também dedicado ao período. Os ingressos já estão disponíveis no site www.wonderparkfoz.com.br ou podem ser adquiridos na bilheteria do atrativo.

O “Wonder Water Show” é um espetáculo em homenagem à região que abriga as Cataratas do Iguaçu, o rio Paraná, o Aquífero Guarani e também importantes rios urbanos, como Monjolo e M’Boicy. A partir da água como elemento principal, toda a performance foi planejada para que o público seja surpreendido com um show que é inédito no Brasil e traz projeções de imagens em uma enorme fonte de água, em sincronia com músicas em homenagem ao cinema, em uma inspiração em fontes de cidades turísticas ao redor do mundo. A trilha sonora tem contribuição do músico Allen Lima, da Família Lima. É a única apresentação deste porte no Brasil. Dos detalhes técnicos, a fonte tem um jato central que chega a quase 30 metros de altura, além de círculos centrais, laterais e mais um arco de fundo, com jatos de água e iluminação led. Além de ser a nova atração permanente no Wonder Park Foz, em dezembro e meados de janeiro a fonte se integra à programação natalina.

Veja também

Com isso, entre 3 de dezembro a 8 de janeiro de 2023, entra em cena o “Natal Show”. Como cenário, 6 mil m² de área do Wonder Park Foz com iluminação e decoração natalinas. O espetáculo conta com 15 atores e bailarinos que fazem parte do elenco, todos de Foz do Iguaçu. Os figurinos foram confeccionados em um atelier do Rio de Janeiro, responsável pelas principais fantasias do carnaval carioca. A parte artística é assinada pela “Lápis de Cor Produções”, empresa paranaense conhecida pelos espetáculos “Parada de Natal do Batel” e “Caravana de Natal”, realizados em Curitiba.

O Diretor de arte das novas atrações, Felipe Guerra, é um dos mais renomados arquitetos e urbanistas do Paraná e sócio da “Jaime Lerner Associados”, e destaca as inovações trazidas com essas novas atrações. “O espetáculo das águas traz elementos audiovisuais e porte únicos no Brasil. Já no espetáculo de Natal, trabalhamos com a gamificação”. O público será convidado a participar de um Game de Natal, cujo desafio é desvendar o mistério que gira sobre a trama: quem estaria tentando sabotar a celebração de Natal? O objetivo do público é chegar a um portal mágico. “Tanto os personagens quanto o público presente serão convocados a descobrir a verdadeira magia do Natal, que corre um grande perigo e o enigma está na garagem mágica do Papai Noel. Toda a interação é feita com personagens natalinos, entre eles, duendes e a princesa dos brinquedos”. No roteiro da apresentação, depois que o mistério é desvendado, há um desfile de carros e o encerramento realizado na fonte de água, junto ao Papai Noel.

Cíntia Santos Slud, proprietária da Lápis de Cor Produções e Diretora-geral do “Natal Show”, morou em Foz do Iguaçu dos 3 aos 16 anos e, pouco tempo depois, voltou à cidade para formar-se em turismo, pela Unioeste. “Fazer o Natal em Foz é um presente porque me sinto grata por tudo o que a cidade me proporcionou, a mim e à minha família”. Cíntia destacou que, em termos de produção, o público se encantará com apresentações de extrema qualidade artística e citou outros show natalinos realizados pela Lápis de Cor, como a “Parada de Natal”, realizada em Curitiba em 2018, em que mais de 70 mil pessoas acompanharam o espetáculo. “Todos os projetos da Lápis de Cor Produções tem como base gerar experiências e ativar os sentidos. Nossa ideia foi trabalhar com memória afetiva para todas as idades. Então, criamos personagens, músicas e interações inéditas e uma conexão entre os atrativos do complexo em integração com uma linda história de Natal. Tem uma abordagem muito especial para adultos e crianças”.

Para os cinéfilos e também admiradores de carros, até o Herbie, um Volkswagen Fusca de 1963, dotado de “vida própria” e muito carisma, famoso pelos filmes dos estúdios Disney, como “Se Meu Fusca Falasse” participa ativamente da história. Relembrar desses personagens que marcaram a vida de tantas gerações nos cinemas e locadoras de fitas VHS emociona o público. Anos se passaram, mas a história de união, bondade e renascimento que o Natal representa sempre fazem parte do presente, cuja esperança em um mundo melhor se renova a cada ano. Outros participantes do Natal Show são os carros dos filmes “Velozes e furiosos”, “De volta para o futuro”, e “Os caça fantasmas”. Todos eles têm mensagens e conexões com a história de Natal.

Serviço

Informações sobre ingressos e meia entrada: www.wonderparkfoz.com.br
Rodovia das Cataratas (BR 469, km 20), nº 11547 – Foz do Iguaçu – PR, Brasil.

Natal Show

03/12/2022 a 08/12/2022 e de 25/12/2022 a 08/01/2023.
20h: Acendimento das Luzes
20h30: Water Show: Espetáculo das Águas
21h: Water Show Espetáculo das Águas com tema Natal
Além do show das águas, o visitante também tem acesso a todo o parque (Movie Cars e Hamburgueria).

Natal Show com Desfile

09/12/2022 a 23/12/2022
Programação do Natal Show com Desfile do Papai Noel e seus Amigos.
18h30: Personagens do Natal e “O mistério na garagem do Noel”
20h: Acendimento das Luzes
20h30: Water Show: Espetáculo das Águas
21h: Desfile de Natal
21h30: Water Show: Espetáculo das Águas – edição Natal e chegada do Papai Noel.

Movie Cars

Todos os dias, das 11h às 17h
Mais de 50 veículos em 24 cenários incríveis e instagramáveis. Também é perfeito para quem ama cinema.

CER-IV recebe encontro sobre seletividade alimentar com nutricionistas da 9ª Regional de Saúde de Foz

Profissionais atuam com pacientes com transtorno do espectro autista e debateram sobre os desafios e também proposta sobre novas formas de trabalho

O Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) de Foz do Iguaçu recebeu nesta quinta-feira (1º) um encontro com equipes multiprossionais de saúde de todos os munícipios abrangidos pela 9ª Regional de Saúde. A temática do encontro foi o acompanhamento alimentar de pacientes com transtorno do espectro autista.

Os participantes debateram sobre os desafios enfrentandos por conta da seletividade alimentar. Estiveram presentes profissionais de nutrição, fonoaudiologia, psicologia e assistentes sociais que atuam na área. O encontro foi mediado pela terapeuta ocupacional do CER-IV, Lauriane Buyntendorp.

Veja também

De acordo com a nutricionista do CER-IV, Lucineia Schons, a proposta visava encontrar soluções conjuntas e criar um padrão de atendimento entre os municipios da região. Este foi o segundo encontro sobre a temática realizado em 2022.

“Falamos muito sobre como a terapia ocupacional pode ser integrada ao modelo de tratamento, contribuindo positivamente para termos mais sucesso dentro do trabalho que já realizamos, assim como é feito aqui na cidade”, afirmou Lucineia.

A nutricionista destaca ainda que o objetivo é transformar os encontros em agendas constantes, sempre visando a integração. “Precisamos dessa união para oferecermos ferramentas cada vez mais completas que serão aliadas em nosso trabalho diário”, completou.

CER-IV

O trabalho do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) em Foz com pacientes com transtorno do espectro autista segue todas as diretrizes propostas pelo Sistema Único de Saúde e oferta tratamentos inovadores para as crianças atendidas.

Entre os projetos, estão oficinas de musicalização infantil, teatro, bandinha e diversas iniciativas que colaboram para o desenvolvimento motor e intelectual. Todos os pacientes são encaminhados via Unidades Básicas de Saúde.