Foz gerou quase mil empregos no 1° trimestre; hotéis

Foz do Iguaçu registrou a abertura de 963 vagas de emprego com carteira assinada no primeiro trimestre de 2024. O resultado é fruto de 11.036 admissões e 10.073 desligamentos no período.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã de terça-feira (30), pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

No comparativo com o mesmo período de 2023, que registrou 850 contratações, houve um crescimento de 12% na oferta de oportunidades formais.

No Paraná, a Terra das Cataratas foi classificada entre os 10 municípios mais promissores do Estado, juntamente com Curitiba, que gerou 20,3 mil empregos; Maringá (3,6 mil), Cascavel (2,8 mil), Ponta Grossa (2,5 mil), São José dos Pinhais (2,2 mil), Toledo (1,7 mil), Araucária (1,6 mil) e Pinhais (1.035).

No panorama geral, Foz começou o ano com estagnação, registrando um encerramento de 23 contratos. Entretanto, em fevereiro a cidade voltou a contabilizar um movimento na economia, impulsionado pelo Carnaval, Páscoa e circulação de turistas. Com isso, foram abertas 677 vagas formais.

Leia também

Em março, último mês analisado até o presente, a fronteira teve uma redução na oferta de empregos, mesmo assim o saldo foi positivo, com um total de 309 contratações em áreas diversas.

Como em outras ocasiões, o grande setor de Serviços foi o que mais abriu empregos nos primeiros três meses do ano, totalizando 624 contratos. Dentro desta categoria, o departamento de alojamento e alimentação, que inclui hotéis e pousadas, supermercados, bares e lanchonetes, foi destaque, com saldo de 270 contratações.

O segundo lugar, com 285 empregos formalizados, é ocupado pela Construção Civil, que vem registrando um grande crescimento com investimentos na expansão de condomínios e prédios comerciais.

Com pouco mais de 100 vagas abertas, o Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas ficou em terceiro lugar dentre os setores que mais ofertaram vagas no trimestre.

Para os próximos meses, há expectativa de um novo crescimento nas contratações, puxado por datas como Dia das Mães e Dia dos Pais, assim como os feriados prolongados e festividades, que atraem visitantes e impulsionam os atrativos, dando visibilidade a Foz e atraindo ainda mais investimentos, especialmente do setor privado.

Paraná é o terceiro estado que mais abriu empregos no País

O Paraná foi o terceiro estado brasileiro que mais gerou empregos formais no primeiro trimestre do ano. Segundo o Caged, o Estado somou 69.618 novas vagas com carteira assinada nos primeiros três meses de 2024, liderando também a geração de empregos na região Sul.

O saldo de vagas do Paraná ficou abaixo apenas de São Paulo (213.503) e de Minas Gerais (88.359), que são estados mais populosos.

Mais da metade dos empregos abertos no trimestre veio do setor de serviços, que somou 37.985 novas vagas no período. Destaque para os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, seguimento que, sozinho, respondeu por 20.070 vagas.

Avanços no Brasil

No primeiro trimestre foi registrada a abertura de 719.033 empregos formais em todo o Brasil. Na comparação com o mesmo período de 2023, que gerou 536,9 mil vagas, o volume de vagas com carteira assinada criadas no País é 33,9% maior.

Foz gerou quase mil empregos no 1° trimestre; hotéis e supermercados lideram as contratações

Com o desempenho nesses três meses, o Brasil tem agora 46.236.308 trabalhadores ativos com carteira assinada. No acumulado dos últimos 12 meses, o Caged mostra 1,65 milhões novos empregos formais.

Com informações do GDia

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz