Foz do Iguaçu registra queda na média móvel de casos da Covid-19

Medidas restritivas e lockdown aos finais de semana têm contribuído para a redução dos números; preocupação é também diminuir número de internamentos e mortes pela doença

As medidas restritivas adotadas pelo município de Foz do Iguaçu para conter o avanço da pandemia já apresentam resultados efetivos com a redução na média móvel dos casos.

A curva mostra tendência de queda iniciada a partir do dia 25 de fevereiro – quatro dias após o decreto que implantou o toque de recolher, a suspensão de bailes, confraternizações e atividades esportivas coletivas.

No boletim desta segunda-feira, 22, divulgado pela Vigilância Epidemiológica, a média móvel de casos diários de Covid-19 era de 133,43, uma queda significativa na comparação com 14 dias atrás, quando a média era de 307,57. A média móvel leva em consideração os últimos sete dias. Atualmente, são 483 casos ativos da doença na cidade, menor índice desde 17 de fevereiro.

O lockdown adotado pelo município nos últimos dois finais de semana, com fechamento total do comércio e restrição de circulação de pessoas, também apresentou índices positivos. Foram 68,5% de isolamento social neste domingo (21) e 74,6% no domingo passado (14), os maiores índices registrados desde o início da pandemia, em março do ano passado.

A taxa de reprodução de casos no município atualmente está em 0,79 – o que significa que cada pessoa infectada transmite para 0,79 pessoas o vírus. Há 15 dias, a taxa era de 1,11 – mais um indicativo de que as medidas restritivas foram efetivas.