Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu realizou 138 atendimentos

O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu registrou durante os plantões no final de semana, 138 atendimentos, a maioria para eleitores com vistas às eleições municipais de outubro deste ano.

A iniciativa levou em consideração o aumento na procura pelo primeiro título, regularização ou transferência de domicílio eleitoral, prazo que termina dia 8 de maio. A Justiça Eleitoral vai realizar, ainda esta semana, ações de alistamento eleitoral durante 3 dias em unidade educacional no município.

O plantão eleitoral do final de semana ocorreu no sábado e no domingo (13 e 14), das 9h às 17h e das 9h às 13h, respectivamente. Foz do Iguaçu registrou o quinto melhor desempenho entre os municípios que tiveram o expediente extra, atrás de Curitiba com 425 atendimentos, São José dos Pinhais com 214, Ponta Grossa com 168 e Maringá com 150.

Fazenda Rio Grande, na região metropolitana da capital, também registrou acima de um centenário de procedimentos. Em todo estado foram 2.149 atendimentos.

Leia também

Em Foz, lançamento da nova edição de O Foguete traz arte, música, cinema e diversão

A Justiça Eleitoral, segundo a chefe do Cartório, Rejane Toffolo, vai buscar todas as alternativas possíveis para garantir o atendimento a eleitores e eleitoras. “Solicitamos que não deixem para organizar o seu documento eleitoral nos últimos dias do prazo”, reforçou.

O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu, na Avenida Costa e Silva, próximo ao trevo de acesso à Rodoviária Internacional, funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 18 horas.

Até o final de março, Foz do Iguaçu tinha pouco mais de 202 mil eleitores. Em relação ao plantão do final de semana, os atendimentos são referentes aos números de documentos emitidos no período, explica a chefe do Cartório.

“Nem todo atendimento gera emissão de documentos (títulos), por que as vezes o eleitor vem apenas retirar uma certidão, pagar uma multa, fazer a reimpressão do título já emitido, verificar a suspensão dos direitos políticos, etc…”, completou Rejane.

Alistamento eleitoral

A Justiça Eleitoral do Paraná vai intensificar as ações de alistamento eleitoral em busca dos jovens com direito ao primeiro voto, com idade entre 16 de 17 anos.

O alistamento aos 15 anos também é permitido, desde que o futuro eleitor complete 16 anos até o primeiro turno em 6 de outubro.

Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, caso de Foz do Iguaçu, a decisão do novo prefeito pode ir para uma segunda rodada dia 27 de outubro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar, dos dias 16 a 19 de abril (terça a sexta-feira), uma série de ações de alistamento eleitoral em colégios em seis municípios pólos do interior do Estado.

Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu realizou 138 atendimentos no último final de semana
Foto: Arquivo/ Redação

Em Foz do Iguaçu, o “Se liga 16” será no Colégio Estadual Dom Pedro II, das 9h às 12h nos dais 17, 18 e 19 de abril. A unidade de educação está localizada na Rua Belford Duarte, 1660, Jardim Pacaembu.

A ação com as equipes do TRE-PR em Foz do Iguaçu será realizada das 9h às 12h nos dias 17, 18 e 19 de abril.

A partir da próxima segunda-feira (22), os 28 Fóruns Eleitorais do Paraná, participantes da ação que busca alistar novos eleitores, vão atender em horário estendido, das 9h às 18h.

No último final de semana antes do fechamento do cadastro (8 de maio), haverá um novo plantão no final de semana, das 9h às 17h no sábado (4 de maio) e das 9h às 13h no domingo (5 de maio).

Com informações de GDia

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz