Força Nacional se integra às forças policiais da região Oeste no combate à criminalidade

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve sábado (4) em Foz do Iguaçu para recepcionar os 80 policiais da Força Nacional enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), após solicitação do Estado, a fim de reforçar a fiscalização e o policiamento da região de fronteira do Paraná. Na solenidade realizada em Foz do Iguaçu, o secretário anunciou o retorno ao policiamento preventivo da PM de 25 policiais militares que até então prestavam apoio às penitenciárias de Foz.

O secretário Marinho reforçou que este apoio estadual e federal disponibilizado à região Oeste veio em bom momento. “Por conta da grande movimentação de pessoas após a vacinação contra a Covid-19 e a abertura dos pedágios paranaenses, o Oeste, mais especificamente na região da tríplice fronteira, tornou-se uma das nossas prioridades. A criminalidade não para, portanto, sempre devemos buscar mais recursos para combatê-la, e é isso que estamos fazendo”, disse.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, também comemorou o reforço no policiamento da cidade, devido à alta movimentação de pessoas pela região de fronteira no período de fim de ano. “A ação estratégica coordenada pela SESP e com o MJSP, vai dar a sensação de segurança que procuramos levar aos moradores e a todos que ainda visitarão a cidade”, disse o prefeito.

A partir de segunda-feira (06) todo o efetivo de policiais da Força Nacional será redistribuído nos pontos críticos de fronteira e de maior movimentação de pessoas, como é o caso da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, e nas imediações das cidades de Icaraíma e Alto Paraíso, que também entraram no planejamento. Os eixos comerciais das ruas serão alvo da Operação que será chamada de Sete Quedas.

Estes profissionais vão trabalhar em conjunto com as forças policiais da região de fronteira (14º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Fronteira, 7º Batalhão de Polícia Militar, 25º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Subdivisão da Polícia Civil, 16.ª Delegacia Regional de Polícia Civil, e demais unidades do Deppen das cidades da fronteira), cada um no seu papel, mas com ações intensificadas e em colaboração.

A região da fronteira do Paraná, composta por 139 municípios, tem sido utilizada como entrada de contrabando e tráfico de drogas no Estado. De janeiro a setembro de 2021, foram apreendidas 156 toneladas de maconha, o que representa mais de 70% da droga apreendida no estado, pelas forças estaduais de segurança na região Oeste. Assim, a Secretaria da Segurança Pública, juntamente aos demais órgãos federais e municipais, tem desenvolvido diversas ações para minimizar todos esses problemas de contrabando, comercialização de armas e tráfico de drogas e a Força Nacional chega para contribuir na execução deste planejamento.

TRABALHO INTEGRADO – O comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), tenente-coronel André Cristiano Dorecki, explica que o serviço prestado pelos policiais da Força Nacional na região fronteiriça será integrado com o dos militares estaduais que já atuam na fronteira, conforme o planejamento existente de apoio às forças que vêm para essa região.

“O BPFron é um dos batalhões especializados da Polícia Militar que, a fim de levar segurança à população fronteiriça, já possui um plano de atuação e de apoio integrado a qualquer força que venha a atuar fronteira. E com este reforço vindo do Ministério da Justiça, a segurança pública contará com equipes muito competentes que auxiliarão na nossa busca diária pela paz e tranquilidade da comunidade”, disse o comandante.

De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil de Foz do Iguaçu, Rogério Antônio Lopes, o trabalho que já vinha sendo feito na Ponte da Amizade e nos demais pontos estratégicos será otimizado. “Sem dúvida, com o aumento do número de pessoas que visitam nossa cidade e ultrapassam as fronteiras, o apoio dos 80 policiais da Força Nacional possibilitará uma melhor distribuição das forças de segurança nos pontos mais críticos de acesso ao estado, e permitirá um fluxo de serviço coordenado de forma integrada”, disse o delegado.

RETORNO DE POLICIAIS – Na solenidade de Foz do Iguaçu também foi anunciado que, a partir deste mês, os 25 policiais militares que atuavam nos serviços de administração, trabalhos de guarda e escolta nos complexos prisionais, retornarão ao efetivo policial militar nas ruas de Foz do Iguaçu, conforme rege sua atividade fim. Com isso, o policiamento preventivo será reforçado.

O comandante do 14º Batalhão da PM (Foz do Iguaçu), major Adelar Davies, ressaltou que os policiais do batalhão retornarão para cumprir seu papel rotineiro de policiamento nas ruas. “Cumprida a missão de apoio ao Deppen, nossos policiais recebem um novo objetivo, retornar ao patrulhamento ostensivo e garantir que todos os cidadãos que venham frequentar a Tríplice Fronteira sintam-se seguros ao caminhar pelas ruas”, disse.

ICARAÍMA – Ainda neste sábado, o secretário esteve na cidade de Icaraíma para reunir-se com o prefeito da cidade, oficiais e delegado responsáveis pela segurança da região, para conversar com sobre a atuação dos policiais da força nacional em Icaraíma e Alto Paraíso, conforme planejamento.

“A região Oeste e Noroeste possui uma grande fronteira com outros países, o que a tornou mais propícia para a movimentação ilegal de drogas e outros ilícitos. Com essa ação, podemos notar como o governo do estado se preocupa com a região e com os cidadãos que nela residem, principalmente por coordenar uma ação integrada que durará todo o verão”, disse o prefeito de Icaraíma, Marcos Alex de Oliveira. “Esta união das forças estaduais, federais e municipais trará diversos benefícios para a Segurança Pública. Quem mais ganha com isso é o cidadão”.

FORÇA NACIONAL – Desde 2004 a Força Nacional tem atuado em conjunto com as forças estaduais, por meio de programa de cooperação federativa, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública e as unidades federativas. O efetivo da Força Nacional é composto por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia, mobilizados das instituições de segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

PRESENÇAS – Em Foz do Iguaçu, estiveram presentes o assessor militar da SESP, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; os representantes da Força Nacional, major Fernando Magalhães e capitão Moreira Vaz; o delegado-chefe de Foz do Iguaçu, Rogério Antônio Lopes; o coordenador regional do Deppen em Foz do Iguaçu, Marcos Marques; o delegado da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Paulo Bini; a diretora da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu, Cláudia Grignet Fardoski Souto; o diretor da Cadeia Pública de Foz do Iguaçu, Anderson Barreto; o diretor da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, Marcos Guerra; o diretor do Centro de Socioeducação de Foz do Iguaçu, Marcio Filal; e o representante da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Éder Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Álbum mostra imagens que encantaram no lançamento do Wonder Water Show de Foz

Foz do Iguaçu ganhou, nesta sexta-feira (2), um novo atrativo de padrão internacional. O Wonder Water Show apresenta ao público um espetáculo de águas com projeções de imagens embaladas pelas trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema mundial.

A equipe Cabeza News acompanhou a apresentação que reuniu profissionais da imprensa, representantes do trade turístico, autodidade e convidados.

Leia também

A partir deste sábado (4) o espetáculo passa a ser aberto ao público em geral.

Abaixo álbum com fotos e vídeo que encantaram os participantes da apresentação:

Vídeo destaca projeção de dinossauros e outros personagens clássicos do cinema mundial

CGDM propõe resolução inédita sobre a liberdade econômica em Foz do Iguaçu

Documento será enviado para análise da Procuradoria Geral do Município e, em seguida, ao Ministério da Economia

Em reunião nesta sexta-feira (02), o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) propôs a aprovação da minuta de resolução inédita no Brasil, que trata sobre a liberdade econômica. Além da proposta de resolução, o Comitê reforçou a importância da formulação de novas ações para o Programa Foz Desenvolve.

“A liberdade econômica já é uma realidade em Foz, o que estamos propondo é uma resolução em âmbito municipal. A criação deste documento é de conhecimento do Ministério da Economia e, por se tratar de algo inédito no Brasil, poderá ser um modelo para outros municípios”, destaca a secretária da Fazenda e coordenadora do CGDM, Salete Horst.

A minuta aprovada será encaminhada para análise da Procuradoria Geral do Município e posteriormente ao Ministério da Economia. De acordo com Luiz Marcelo Padilha, consultor no Sebrae-PR, a proposta compatibiliza e consolida a relação e classificação de risco das atividades econômicas de risco nível I. “Os preceitos da Lei de Liberdade Econômica, a partir dos decretos municipais 30.841, 30.842 e 30.843, de 9 de novembro de 2022, serão sintetizados nesta resolução”.

Veja também

Esse foi o último encontro do comitê gestor neste ano, que voltará a se reunir novamente na primeira sexta-feira de fevereiro de 2023. “Serão avaliadas novas ações a serem integradas no programa Foz Desenvolve. Firmamos o compromisso de elencar projetos e que, como os que implementados atualmente”, destaca Salete Horst.

Licenças automáticas

As ações já desenvolvidas levaram Foz do Iguaçu a ficar entre as cidades brasileiras com mais liberações de licenças de forma automática. “Com a ativação do processamento automático para emissão das licenças, através da Integração com a RedeSim, a geração da inscrição municipal passa a ser automática para todas as empresas. Com as alterações recentes, o sistema passou a fazer também a classificação de risco das atividades e a emissão automática das licenças para as empresas classificadas como de baixo e médio risco”, explica o programador Gilberto Couto.

Baixo risco

Em novembro, o prefeito Chico Brasileiro assinou os decretos que definiram os procedimentos para emissão de licenças e os graus de risco das atividades econômicas de Foz do Iguaçu. “Esse foi um passo decisivo para a segunda etapa do DestravaFoz, agilizando ainda mais os procedimentos de abertura, alteração, renovação de licenças e baixa de empresas”, destaca o prefeito.

Foz lidera o ranking estadual das cidades com maior número de atividades econômicas de baixo risco e se destaca também em âmbito nacional. Com os decretos que envolvem ações das secretarias da Fazenda e Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, 688 atividades econômicas estão sendo incluídas no rol das consideradas de baixo risco e assim dispensadas de atos públicos municipais.