Capacita Foz abre novas turmas semanais e inicia primeiros cursos de qualificação profissional na área do turismo

Editais são abertos todas segundas e quartas-feiras, com turmas de 30 a 75 vagas. Iniciativa é da Itaipu Binacional em parceria com Polo Iguassu

O Projeto Capacita Foz está abrindo vagas todas as semanas para novas turmas de qualificação profissional na área do turismo. Os editais são abertos sempre às segundas-feiras (com inscrição sendo encerrada na sexta-feira da mesma semana) e às quartas-feiras (com encerramento da inscrição na terça-feira posterior). A iniciativa é da Itaipu Binacional com parceria do Polo Iguassu. No total, serão oferecidas 2.250 vagas em vários cursos.

“Esta é uma ação de responsabilidade social, que integra nossa missão institucional e também é parte dos nossos esforços para a retomada do turismo, principal atividade econômica da região, duramente atingida pela pandemia”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.

De acordo com a coordenadora geral do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, a mudança no formato de abertura de novas turmas, com o lançamento de editais semanais com turmas de 30 a 75 participantes, levou em consideração as sugestões das próprias entidades do setor do turismo e da assistência social. “O objetivo é melhor atender às demandas que a comunidade apresenta, por meio de uma análise da repercussão de cada edital lançado”, diz.

Representantes das instituições parceiras e formandos da segunda turma do Capacita Guias.

Na próxima semana, serão abertos os editais para os cursos de “Guia de Turismo Especial”, na segunda-feira (6), com 75 vagas disponíveis aos guias de turismo da cidade; e “Motoristas de Turismo”, na quarta-feira (8), também com 75 vagas voltadas para taxistas, motoristas de aplicativo, vans e micro-ônibus. As duas turmas devem começar os cursos no dia 15 de setembro.

Para obter mais informações e fazer as inscrições, basta acessar o site: https://poloiguassu.org/capacitafoz/, ou ir pessoalmente ao escritório do Polo Iguassu, anexo à Secretaria Municipal de Turismo, na Avenida das Cataratas. O candidato à vaga não pode possuir vínculo empregatício nem estar recebendo benefício previdenciário ou assistencial, com exceção do Bolsa Família e Auxílio Emergencial, ou possuir renda familiar acima de dois salários mínimos. O critério de seleção considerará a ordem de preenchimento da ficha de inscrição.

Turmas já começaram

Duas turmas já iniciaram as capacitações. O curso de “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, voltado a motoristas, começou no dia 23 de agosto, com 30 participantes. Já o treinamento “Guias de Turismo”, com 75 participantes da área, teve aulas iniciadas na terça-feira (31).

Todas as capacitações terão duração de três meses e serão realizadas de forma on-line. Durante o período do curso, os alunos recebem uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 550. A bolsa é vinculada à frequência de pelo menos 80% no curso e à resposta às pesquisas de qualidade no final da capacitação.

As bolsas são financiadas pela Itaipu e significam um reforço significativo na renda dos profissionais do turismo. “A destinação do recurso ajuda a dar trabalho e dignidade para nossa gente”, comenta Ferreira.

Entre os cursos disponíveis estão: Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Técnicas em Recepção de Meios de Hospedagem, Comunicação Assertiva aplicada a Vendas, Organização e Planejamento do Receptivo Turístico, Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços, Gestão de Pessoas em Serviços de Alimentos e Bebidas, Motoristas de Aplicativo, Taxistas, Guias de Turismo, Eventos e Produtor Cultural. Parceiro do projeto, o Senac Foz do Iguaçu irá ofertar oito destes cursos, atingindo o público de 250 pessoas.

Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz