Pastor Luiz Roberto Soares Silvado é o mais novo Cidadão Honorário do Paraná

Uma trajetória inspiradora! Esse era o sentimento que transbordava no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná na noite desta terça-feira (7), quando aconteceu a solenidade de entrega do título de Cidadão Honorária do Estado ao Pastor Luiz Roberto Soares Silvado. A homenagem ocorreu por iniciativa do deputado Fabio Oliveira (Podemos), foi aprovada por unanimidade pela Casa de Leis, e é o reconhecimento a dedicação e liderança do pastor que atua há décadas na Igreja Batista do Bacacheri (IBB), em Curitiba.

Para o Pastor Josué Ribeiro de Andrade, 2º secretário da Convenção Batista Paranaense, a importância do Pastor Silvado é imensurável: “É uma inspiração para todos, um exemplo para nossas vidas, para todos os pastores”, frisou. Ele, que foi aluno do homenageado, discorreu sobre as inúmeras ações desenvolvidas, do envolvimento com a comunidade, da dedicação e liderança novo Cidadão Honorário do Paraná. O Pastor Josué de Andrade contou ainda que ao longo dessas décadas o trabalho do homenageado trouxe um impacto duradouro na comunidade de Curitiba e na Região Metropolitana. “Ele lidera uma comunidade que tem prestado serviços relevantes ao Paraná e ao mundo”, garantiu também o Pastor Antônio Waldemar Kukul Filho, diretor-geral e professor autor e titular formador nas Faculdades Batista do Paraná (Fabapar). “Reconhecemos com essa homenagem o legado que o Pastor Luiz Roberto Soares Silvado vem construindo ao longo de sua trajetória”, acrescentou. “Ele fez o que fez atendendo a um chamado”, sublinhou, ao parabenizar o homenageado.

De acordo com o deputado Fabio Oliveira, o Pastor Luiz Roberto Soares Silvado merece ser reconhecido pelo seu trabalho e contribuição para a comunidade do Paraná. Ele destacou que a concessão do título de Cidadania Honorária, aprovado pelos deputados, é uma honra significativa, entregue a pessoas que têm um impacto positivo no estado, como é o caso do homenageado desta noite. “É uma forma justa de reconhecer e agradecer pelo seu serviço e contribuição para a sociedade local”, frisou. O deputado disse que o homenageado compartilha o amor de Deus e liderar um ministério tão significativo, que atinge milhares de pessoas, numa realização notável. Em seu pronunciamento durante a sessão especial, relatou, emocionado, que a homenagem ocorria, justamente, por sua dedicação religiosa frente à Presidência da Igreja Batista do Bacacheri, desde 1988.

“É uma honra, um privilégio ser considerado um paranaense”, declarou o Pastor Luiz Roberto Soares Silvado, que nasceu no Rio de Janeiro, e é presidente da Igreja Batista do Bacacheri, localizada em Curitiba, desde 1988. Ele disse que o Paraná faz parte de sua história desde os 9 anos, quando chegou aqui com sua família: “O menino que chegou em Araucária, nunca imaginou que vivenciaria esse momento, que Deus tinha planos”, confessou. E, demonstrou que hoje (aos 68 anos) estava muito feliz, emocionado, grato e honrado por ter sido acolhido pelo estado do Paraná. Afirmou também que espera continuar à frente da Igreja Batista do Bacacheri e enalteceu os integrantes. “Temos uma comunidade atuante e dedicada a ajudar ao próximo. No último final de semana estávamos reunidos, empenhados em levantar doações para ajudar a população do Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes”, revelou.

Nos últimos 35 anos, o Pastor Silvado tem liderando o ministério com cerca de 5 mil pessoas em Curitiba e Região Metropolitana. A igreja também atende socialmente cerca de 20 mil pessoas por ano, por meio da ONG da própria Igreja, ONG ABC VIDA. Luiz Roberto Soares Silvado coordena uma equipe de 40 pastores e ministros que compõem a direção da igreja, e promove encontros regulares para mentorear e capacitar outros pastores, líderes, missionários e vocacionados.

Homenageado

O mais novo Cidadão Honorário do Paraná nasceu no Rio de Janeiro, é casado com Hedy Scheffer Silvado, pai de Eloísa (casada com Filipe), do Brenno (casado com Priscilla), do Fernando e avô do Matheus, David, Sarah e do Daniel. Serviu como presidente da Convenção Batista Brasileira (2013-2014 e 2017-2019), foi presidente da Convenção Batista Paranaense (2016-2017 e 2017-2018) e vice-presidente da Aliança Batista Mundial (2015-2020). Na área de educação teológica tem servido como professor da Faculdades Batistas do Paraná (Evangelismo e Discipulado, Crescimento de Igreja e Liderança Cristã), Faculdade Fidelis (Liderança Cristã e Crescimento de Igreja). Como professor convidado pela Baptist Missionary Society ensinou, em 1995, nas faculdades batistas da Grã-Bretanha (Londres, Spurgeon, Oxford, Cambridge, Birmingham, Cardiff e Bristol) e é docente nacional e internacional do Instituto Haggai. Tem participado como conselheiro da Convenção Batista Paranaense e Brasileira, do ministério Crossover International e do Conselho Global do Ministério Nosso Pão Diário (Our Daily Bread).

É autor dos livros: “Eis que tudo se fez novo…”, “Sementes”, “Sermões Ilustrações”, “Esboços para sermões com ilustrações especiais”, “Filemom: passado apagado” e “A Ética Cristã nos Dez Mandamentos”. É coautor com sua esposa do livro: “Casamento – o que levar na mala além dos doces e dos quilos a mais”. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1977; tornou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1981; é Mestre em Divindade (1984) e Doutor em Ministério (1987) pelo Southwestern Baptist Theological Seminary, Fort Worth, Texas (EUA). Serve como pastor titular da Igreja Batista do Bacacheri, Curitiba, Paraná, desde setembro de 1988.

Igreja do Bacacheri

No ano passado, uma sessão solene realizada no Plenário Deputado Waldemar Daros, proposta também pelo deputado Fabio Oliveira, celebrou os 35 anos de ministério do Pastor Luiz Roberto Soares Silvado, presidente da Igreja Batista do Bacacheri (localizada no bairro da Capital que leva esse nome) desde 1988. Autodenominada “Uma Igreja Viva”, apresenta-se como uma igreja acolhedora que tem como prioridade o cuidado pessoal de cada filho de Deus, valorizando a criação de relacionamentos frutíferos dentro do Corpo de Cristo. As lideranças da Igreja Batista entendem que a igreja deve operar em três níveis: relacional, formacional e missional. Como Igreja Relacional trabalha para que o Evangelho seja compartilhado como Jesus nos ensinou, fazendo discípulos. Por isso, ocorrem reuniões nas casas para caminhar em comunhão. E, como Igreja Formacional, a IBB tem na educação cristã um pilar fundamental. São inúmeras turmas, dos mais diversos níveis de conhecimento da Palavra, para se aprofundar no conhecimento de Jesus. Finalmente, como Igreja Missional entende a importância de a Igreja ser relevante para a sociedade. Promove inúmeras atividades sociais, nas mais diversas áreas. Inclusive, com o desenvolvimento de uma área chamada Rede de Cuidado.

Ao vivo

O projeto que concedeu o título de Cidadão Honorário entregue ao Pastor Luiz Roberto Soares Silvado, depois de aprovado pela Assembleia, foi transformado na Lei n.º 21.773, de 30 de novembro de 2023, ao ser sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O diploma é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos paranaenses que se destacam pelos relevantes serviços prestados no estado. Além do título de Cidadania Honorária, o Poder Legislativo também faz o reconhecimento público do trabalho de personalidades com a concessão do título de Cidadão Benemérito. O título de Cidadão Benemérito é oferecido às personalidades nascidas no estado onde a homenagem será conferida, no nosso caso, aqui no Paraná. Já as pessoas que nascem em outro estado brasileiro se tornam Cidadãos Honorários. Para uma proposta ser aprovada é necessário atender a uma série de critérios estabelecidos através da Lei Estadual 13.115, de 15 de fevereiro de 2001.

A Orquestra da Igreja Batista do Bacacheri, sob a regência do maestro Rodrigo Lara, fez uma participação especial na solenidade, executando os Hinos Nacional e do Paraná. Também foi exibido durante a cerimônia um vídeo com imagens marcantes da vida do homenageado. A sessão solene, prestigiada por autoridades, familiares e amigos, foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais, e já está disponível no canal do YouTube da Assembleia. É só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=kusIgjCswhc