Em reunião da AMSOP, coordenador da Frente Parlamentar do Leite destaca união dos produtores do estado

O evento Paraná Grita pelo Leite teve mais uma audiência, desta vez no Sudoeste do estado. Foi no auditório da Amsop, em Francisco Beltrão, na manhã desta terça-feira (16) e contou com a participação de centenas de pessoas ligadas à cadeia produtiva do leite da região.

Além de explanações sobre a realidade do mercado leiteiro, a audiência teve a presença do secretário de Agricultura Norberto Ortigara, do diretor-presidente da Adapar Otamir Cesar Martins, do presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Faep Ronei Volpi, dos deputados Wilmar Reichembach e Luís Corti, secretários municipais, representantes de laticínios, produtores e entidades ligadas ao setor.

Coordenador da Frente Parlamentar do Leite na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Reichembach destacou a importância da união entre a classe, a força do segmento e a grande dificuldade vivida. “Pelo tempo que estamos em busca de soluções, os avanços foram pequenos. Precisamos de mais atitude por parte do Governo Federal para coibir a crescente importação de leite em pó. No âmbito do estado, estamos fazendo o que podemos”, disse o parlamentar em seu discurso, referindo-se ao projeto de lei apresentado pelo executivo que pretende alterar o artigo 5º da Lei 13.212/2001 que dispõe sobre a redução da base de cálculo do ICMS para excluir do benefício o leite em pó e o queijo tipo muçarela, quando importados do exterior. “Os produtores de leite têm amargado prejuízos incalculáveis e essa medida apresentada pelo Governo do Paraná vai ter um efeito importante, devolvendo o otimismo para os produtores”, concluiu Reichembach.