Zé Elias é o primeiro candidato a prefeito de Foz

O União Brasil definiu neste sábado, 20, as chapas de candidatos para a disputa das eleições de outubro em Foz do Iguaçu.

O empresário Zé Elias Castro Gomes foi confirmado candidato a prefeito e o arquiteto Leandro Costa será o candidato a vice-prefeito.

O partido formou também a chapa com seis candidatas e 10 candidatos para a disputa das 15 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores.

“Queremos um novo rumo para Foz do Iguaçu, uma cidade de insuperável beleza, mas muito maltratada e mal cuidada por parte do poder público. Vamos fazer um governo diferente de tudo que os moradores da cidade já viram. Não serei um prefeito de meio expediente e a prefeitura não terá mais espaço para conchavos políticos e nem para cargos de apaniguados e cabos eleitorais”, disse Zé Elias na convenção realizada na Câmara de Vereadores.

Leia também

A nova postura perante à gestão pública, segundo Zé Elias, fez o partido lançar uma “chapa puro sangue” ao governo e as candidatas e os candidatos com o mesmo perfil para o legislativo municipal. “Faremos uma gestão enxuta, austera e moderna, que vai cortar 80% dos cargos comissionados e valorizar os servidores públicos. Seremos uma administração que vai garantir o acesso pleno à saúde, acabar com as filas nos postos, exames, consultas especializadas e cirurgias eletivas”, destaca.

“Faremos um choque de gestão na saúde do Município e vamos entregar um serviço digno, de qualidade que garanta a cidadania de todos os iguaçuenses, do morador do centro ao morador dos bairros”, completou.

Vereança

Fazem parte da chapa à vereança as candidatas Cintia Bordignon (mestre em Direito), Eliane Tashiro (pedagoga), Noely Cassini (protetora animal), Rejane Aparecida da Silva Kunz Pedroso (pedagoga), Rute Beck de Arruda (empresária) e Sandra Tarabayne (bacharel em Direito).

Os candidatos a vereador: Alcir Franco (tecnólogo em Comércio Exterior), André Ricco (médico), Carlos Rodrigues dos Santos (projeto social Magrão do Povo), João Morales (vereador), Mahatma Gandhi Saleh (engenheiro civil), Maurício André de Castilha (bacharel em Direito), Mohamed Ortiz (gestor público e graduando em Ciência Política e Direito), Paulo Costa (graduado em Relações Internacionais), Rogério Irineo Ojeda (Mestre em Direito), William Donizete Nunes (neuropsicopedagogo/musicoterapeuta).

“É uma chapa representativa com seis mulheres e dez homens, talvez a maior proporção entre os partidos. É um espelho das pessoas que querem mudar a cidade e fazer da política uma missão para debater as soluções para os problemas que a cidade enfrenta e fiscalizar todos os atos do poder público. Vereadora ou vereador do União Brasil não vai ficar barganhando apoio ou voto em determinado projeto, não vai ser omisso das suas responsabilidades”, disse Zé Elias.

Quatro  propostas

Na convenção deste sábado, Zé Elias adiantou quatro propostas que já integram seu plano de governo. “É  uma vergonha para nós ter uma cidade suja, sem recolhimento regular do lixo e entulhos com calçadas quebradas sem condições de uso e árvores alquebradas. Vamos implantar um serviço de zeladoria urbana permanente que vai recolher os resíduos, consertar, fazer a varrição e limpeza de calçadas e ruas, além da poda regular das árvores”, disse.

O candidato também disse que outras duas propostas já publicadas na imprensa: a implantação da tarifa zero no transporte público e do restaurante popular que podem se somar às cozinhas e hortas comunitárias. “Os recursos para essas duas ações virão do corte de 80% dos cargos comissionados. O morador merece um transporte equivalente ao porte de Foz do Iguaçu. Não o atual sistema precário, ineficaz e de grande transtorno para todos”.

Zé Elias disse ainda que não fará propostas mirabolantes, inexequíveis ou esdrúxulas como, segundo ele, já estão sendo apresentadas por outros pré-candidatos. “Eu sou o único candidato a prefeito que pode dizer sim, podemos evoluir na implantar a educação integral nas escolas e creches do município e vou apontar de onde vem o dinheiro para efetivar mais essa a ação”, disse ao apontar que já foi gestor de um colégio particular durante 20 anos que começou com 60 alunos e o entregou com mais de 1.2 mil estudantes matriculados na Educação Infantil , fundamental e médio.

A campanha eleitoral, segundo o candidato, terá tempo suficiente para explicar e convencer a população sobre as propostas e o  modelo de gestão do União Brasil, “Conheço bem a estrutura da máquina pública. Sei onde estão as falhas e os gargalos  e de como encontrar as soluções. Não merecemos ter os atuais políticos como gestores e também não merecemos os mesmos que querem voltar de olho de como usufruir de todas as potencialidades da nossa cidade”, disse.

“O iguaçuense precisa de casa própria, de morar em um bairro seguro, limpo, iluminado, com boas calçadas e ruas, parques e praças e com as estruturas de todos os serviços públicos com qualidade. Vamos resgatar essas condições de vida é nosso desafio e significa dignidade, pertencimento, solidariedade e amor ao próximo”, completa.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz