Voto por Foz. Observatório Social disputa prêmio nacional entre 25 cidades e capitais

Votação é aberta para a comunidade, bastando curtir o vídeo na internet; prazo está na reta final

O Observatório Social do Brasil – Foz do Iguaçu (OSB – FI) disputa, entre 25 cidades e capitais, o prêmio nacional de boas práticas de controle social da aplicação dos recursos públicos. A votação é aberta para toda a comunidade, até o dia 20 de outubro, bastando curtir o vídeo na internet, aqui:

Foz do Iguaçu compete com o vídeo “Transparência nos editais e obras públicas”. O trabalho é resultado de reivindicações à prefeitura para o aperfeiçoamento dos editais e da transparência em compras e obras realizadas pela gestão municipal, e pede a efetivação de um planejamento anual de compras para a economia aos cofres iguaçuenses.

No vídeo, o promotor de Justiça Marcelo Mafra destaca a importância da ação do Observatório Social. “Contribui de maneira decisiva para o aperfeiçoamento de editais para compras de produtos e serviços, com ganhos expressivos, transparência e, sobretudo, com economia ao morador de Foz do Iguaçu”, sublinha.

O 4º Concurso Nacional de Boas Práticas é promovido pela rede nacional do Observatório Social do Brasil. A seleção mapeia e reúne as iniciativas que contribuem para a boa gestão dos recursos públicos nos municípios e as submete à votação popular. Os dez vídeos com mais curtidas passam para a segunda fase, que é técnica.

“Cada voto é muito importante nesse concurso, que é uma vitrine nacional para o trabalho realizado por voluntários”, enfatiza o vice-presidente para Assuntos de Controle Social do OSB – FI, Marco Castella. “Contamos com o apoio da comunidade para elevarmos o nome de Foz do Iguaçu em nível de país”, completa.

O Observador Social também lembra que a participação da população na votação tem um sentido educativo. “Ao votarmos, demonstramos que temos preocupação sobre como está sendo utilizado o dinheiro público, com a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, com o trabalho de uma organização da sociedade para manter esse monitoramento”, reflete Castella.

Aposentado por tempo de trabalho profissional à Itaipu Binacional, o voluntário também integra o Grupo de Trabalho (GT) de Obras do Observatório Social. Esse colegiado acompanha as informações disponíveis no Portal da Transparência e faz vistorias às próprias edificações, como escolas e postos de saúde.

Cidadania e controle social

O Observatório Social do Brasil em Foz do Iguaçu é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, custeada integralmente por mantenedores, sem recursos públicos. O trabalho de monitoramento de licitações resultou em uma economia de R$ 59 milhões aos cofres públicos municipais entre 2011 e 2020.

Observatório Social em Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Padre Montoya, 490, centro, Foz do Iguaçu – Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID)

WhatsApp: (45) 98823-5350

Telefone: (45) 3198-9185

Site: fozdoiguacu.osbrasil.org.br

E-mail: [email protected]

Redes sociais: www.facebook.com/osdefoz e @observatoriosocialdefoz

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz