A vereadora Yasmin Hachem (PV) está monitorando de perto a situação do aterro sanitário, a coleta seletiva e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em Foz do Iguaçu. Por meio dos Requerimentos nº 271/2025, nº 273/2025 e nº 274/2025, ela busca informações do Executivo sobre como estão sendo administrados esses serviços essenciais de gestão de resíduos sólidos.
No contexto da coleta seletiva, explicitado no requerimento 274/2025, a vereadora quer entender o planejamento da Prefeitura para melhorar esse serviço em bairros que ainda recebem a coleta apenas uma vez por semana ou não têm esse serviço. Ela está em busca de detalhes sobre a organização da coleta seletiva, os pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, as metas de expansão do programa e o suporte técnico e financeiro às cooperativas responsáveis pela triagem e comercialização dos recicláveis. “Queremos saber se tem principalmente algum planejamento sobre conscientização, separação do lixo, reciclagem”, afirmou Yasmin Hachem (PV).
No que diz respeito ao aterro sanitário, o requerimento nº 271/2025 solicita informações sobre a licença ambiental, gerenciamento e renovação da licença, assim como o tempo de vida útil do aterro. “O aterro sanitário tem uma vida útil e está chegando ao fim. Também, temos que saber qual é o plano da prefeitura em relação às ações que está organizando para diminuir a produção de lixo da sociedade iguaçuense”, comentou a vereadora Yasmin.
Outro ponto abordado é o requerimento nº 273/2025, que pede dados sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Isso inclui informações sobre o custo anual da gestão de resíduos sólidos, empresas cadastradas, arrecadação e mecanismos de fiscalização. O PGRS é um documento que abrange as ações de gestão de resíduos sólidos em uma empresa, detalhando desde a identificação até a destinação final dos resíduos. O texto enfatiza que uma gestão eficaz dos resíduos sólidos é urgente, dados os desafios ambientais, sociais e econômicos enfrentados pelo município.
Leave a Reply