UNILA inicia consulta pública para definir Plano de Desenvolvimento 2025-2029

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) deu início nesta segunda-feira (22) a uma consulta pública aberta para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2025 a 2029. Este documento, que é renovado a cada cinco anos, estabelece os objetivos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos.

A consulta, que prossegue até 11 de agosto, está aberta às comunidades acadêmica e externa, sendo realizada por meio de um formulário online. Os participantes, que incluem estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e a comunidade externa, são convidados a responder três perguntas fundamentais: quais são os pontos fortes da Universidade; quais suas potencialidades; e quais seus principais desafios.

“O PDI é o documento mais importante da Instituição. Por isso, é crucial que toda a comunidade e todos os setores da UNILA participem ativamente dessa construção. Queremos reunir o máximo de informações possíveis para definir que UNILA queremos nos próximos anos e o que a Universidade precisa fazer para alcançar seus objetivos, missão, visão e valores,” enfatiza Giuliano Derrosso, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, e presidente da comissão responsável pela metodologia de construção do Plano.

Leia também

A comissão, formada por três servidores da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) e por representantes discentes, docentes e técnico-administrativos dos quatro Institutos, vem trabalhando desde outubro do ano passado. Segundo Derrosso, o trabalho inicial consistiu em levantar informações para o diagnóstico da Universidade, coletando dados e informações junto às pró-reitorias, macrounidades, secretarias e institutos. Com essa base, a segunda etapa, que agora se inicia, envolve a consulta pública e discussões com a comunidade.

A comissão também espera a participação ativa da comunidade externa. “Enxergamos a Universidade de uma forma, mas a comunidade externa pode perceber necessidades que não estamos vendo,” comenta Viviana Aquino Vieira, integrante da PROPLAN e da comissão.

O PDI será estruturado em torno de cinco eixos principais: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Internacionalização. Após a conclusão da consulta pública, os dados serão compilados e debatidos em audiências públicas, agendadas para setembro, que promoverão a participação e integração da comunidade ao processo. “A partir desses eixos, o Plano estabelecerá as macrodiretrizes da UNILA para os próximos cinco anos,” explica Derrosso.

A expectativa é que o PDI esteja aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) até o final deste ano, consolidando as diretrizes e objetivos estratégicos que guiarão a UNILA no quinquênio 2025-2029.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz