Técnicos do Senai estão consertando respiradores de graça no Mato Grosso

Técnicos do Senai estão ajudando gratuitamente na manutenção de respiradores da rede pública e privada para os casos graves de coronavírus no Mato Grosso. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a rede pública terá pelo menos 50% dos 500 equipamentos em funcionamento.

Foto: Divulgação

A instituição disponibilizou um local isolado para fazer a manutenção dos equipamentos. Helton Reis, gerente do Senai de Várzea Grande, aponta os principais problemas que estão enfrentando para consertar as máquinas.

“Estamos deparando com problemas de fio estourado, falta de manutenção preventiva, trocas de bateria e pequenos vazamentos. Alguns componentes eletrônicos queimados também, mas estamos pedindo ajuda para o Senai nacional para conseguir realizar a troca desses componentes dentro da nossa unidade”, afirma.

Os técnicos do Senai passaram por uma capacitação para aprender a trocar as peças. São instrutores das áreas de eletrônica e mecânica, além de terem o auxílio de profissionais externos. Guilherme Marcos Pastore é instrutor e diz que o trabalho é voluntário.

“É muita responsabilidade mexer em cada detalhe do equipamento, cada parafuso. Não podemos falhar porque há vidas em risco. A família está preocupada, mas estamos tentando fazer um trabalho bom sempre com cuidado para não ter nenhum contato e não sofrer com esse vírus”, afirma.

Os equipamentos são de hospitais públicos e privados e todos seguem procedimentos de higienização. Os profissionais estão isolados em uma sala e são desinfectados para prevenir o contágio do vírus. Os profissionais também usam luvas, aventais, máscaras e óculos de proteção.

Via/Fonte: G1