Acontece nesta quinta-feira (04) na Itaipu Binacional o Seminário da Integração do projeto de intercâmbio técnico-científico entre profissionais da saúde do Brasil e Paraguai.
O evento marca o início de uma segunda etapa do programa, que oferece formação profissional aos enfermeiros da região de fronteira com a troca de experiências e conhecimentos entre os países envolvidos.
O evento, que segue até o final da tarde de hoje (04), é promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Saúde) e realizado pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti em parceria com a Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Ministérios da saúde do Brasil e Paraguai.
Leia também
O intercâmbio teve início no ano passado, com a proposta de uma vivência através de rotações escalonadas de enfermeiros do Paraguai e da Argentina nos serviços de saúde de Foz do Iguaçu – unidades básicas de saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Banco de Leite Humano, Hospital Municipal e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Neste ano, intercâmbio entra em uma segunda etapa onde 40 enfermeiros de Foz do Iguaçu farão uma vivência nas Unidades da Atenção Primária de Ciudad Del Este – Py. O objetivo do programa é oferecer aos profissionais de enfermagem a oportunidade de conhecer as práticas e processos do setor em diferentes países, além de promover a troca de conhecimentos e experiências.
“Essa iniciativa representa um marco na formação dos profissionais de enfermagem, promovendo a troca de experiências entre eles e ampliando os conhecimentos sobre os serviços de saúde em cada país. É um programa que fortalece a cooperação técnica entre os países e possibilita maior qualidade na assistência à população de fronteira”, afirma a secretária de saúde, Rose Meri da Rosa.
O período de intercâmbio inicia em abril com finalização prevista para outubro. Durante o seminário, autoridades de saúde do Paraguai apresentaram um panorama geral sobre toda a rede de atenção à saúde no país vizinho.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply