O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), organismo da ONU especializado em infraestrutura, publicou uma atualização do edital de licitação para contratação da empresa responsável pela finalização das obras do novo Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O projeto é de autoria do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Informações sobre quais critérios técnicos de seleção foram atualizados podem ser consultadas diretamente pelo UNGM, o portal de compras das Nações Unidas.
Em relação à atualização do prazo de submissão de ofertas, as candidaturas poderão ser feitas até o dia 10 de fevereiro. Empresas interessadas em participar da licitação devem se cadastrar no UNGM e apresentar ofertas pelo sistema eSourcing (que funciona com o mesmo login do UNGM).
Além disso, as empresas que ainda não participaram da visita técnica obrigatória realizada no início de janeiro, deverão participar da nova rodada da visita à obra, no dia 27 de janeiro de 2025, às 10h da manhã. Para concorrer, as empresas precisam obrigatoriamente participar da visita técnica prevista no edital. Aquelas que apresentarem oferta sem a realização da visita serão automaticamente desclassificadas.
O prazo para solicitações de esclarecimentos a respeito do edital também foi alterado, e os questionamentos poderão ser enviados através do Portal UNGM até o dia 30 de janeiro de 2025.
O projeto
A retomada das obras do Campus Arandu da UNILA foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação internacional entre a ITAIPU e o UNOPS, assinado em dezembro de 2023. O Ministério da Educação (MEC) também participa do acompanhamento do projeto.
Ao longo de 2024, o UNOPS realizou a revisão e atualização dos projetos de arquitetura e engenharia das edificações conforme as normativas técnicas vigentes. Também foi realizado o diagnóstico construtivo das edificações, que atestou as condições de conservação da estrutura atual.
O projeto original do novo campus da UNILA é composto por uma estrutura de seis prédios no total. No entanto, a fase 1 do edital de licitação vai contemplar apenas a finalização das edificações que já haviam sido iniciadas e que tiveram suas obras interrompidas em 2014. Esta etapa inclui o restaurante universitário, o edifício administrativo, o bloco de salas de aula, a central de utilidades, as marquises e passarela e as vias de acesso ao novo Campus.
Após a conclusão do processo de avaliação das propostas, a ser conduzido pelo UNOPS, e escolha da empresa responsável, a previsão é de que as obras comecem nos primeiros meses de 2025. As entregas das edificações acontecerão de forma escalonada entre 2026 e 2028.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply