saiba como comprovar comorbidades para a vacinação

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou nesta terça-feira (11) uma sugestão de ato administrativo ou de gestão para assinatura de um termo de cooperação entre a prefeitura e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de destinar recursos financeiros para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

A ideia foi apresentada pelas vereadoras Carol Dartora (PT) e Maria Leticia (PV). Ambas argumentam que Curitiba tem garantidos R$ 100 milhões no Fundo Emergencial para a compra de imunizantes contra a covid-19 e que parte deste montante poderia financiar a pesquisa da UFPR. 

Além disso, as vereadoras apontaram como exemplo o termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que vai garantir R$ 30 milhões para o financiamento da fase pré-clínica dos testes com a vacina que está sendo desenvolvida pela universidade mineira. A sugestão agora será analisada pela prefeitura de Curitiba.

Em entrevista no último dia 26, pesquisadores da UFPR informaram que esperam concluir os testes pré-clínicos da nova vacina e solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para testes em seres humanos até o final de 2021. A universidades está em busca de parcerias e investimentos para continuação das pesquisas e produção do imunizante.

via redação Busão Curitiba