Romeiros de Foz e região iniciam peregrinação ao monumento de Nossa Senhora Aparecida

Romeiros de Foz do Iguaçu e de várias outras cidades do Oeste darão início nesta sexta-feira (11) a tradicional peregrinação ao monumento de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia. Da fronteira até a cidade de destino são cerca de 75 quilômetros, percurso esse que é realizado de bicicleta, à cavalo e até mesmo a pé.

Com flores e terços em mãos, o sacrifício dos devotos é uma maneira de expressar a fé e agradecer a padroeira do Brasil por graças alcançadas. A igreja onde está localizada a imagem montou uma programação especial para receber os fiéis.

O trânsito na BR-277, principal via de ligação entre Foz e Itaipulândia, deve ficar um pouco mais lento neste final de semana. Para orientar os peregrinos e motoristas, a Polícia Rodoviária Federal reforçou as rondas, visando prevenir acidentes e outras ocorrências.

As equipes de segurança emitiram ainda algumas recomendações para quem for trafegar pela rodovia. Dentre os pontos destacados, é importante que os romeiros andem sempre no acostamento, no sentido contrário ao dos veículos. Já os condutores devem redobrar a atenção no volante.

É recomendável também fazer o trajeto em grupos, porém, sempre em fila indiana e o mais afastado possível da pista. O uso de lanternas e roupas claras auxilia na visibilidade os motoristas, podendo evitar atropelamentos. E importante, ainda, estar bem hidratado e utilizar calçados e roupas confortáveis.

Leia também

De acordo com a Secretaria de Turismo de Itaipulândia, a cidade deve receber mais de 60 mil pessoas neste sábado (12), feriado nacional. Há previsão de chuva, mas foram montadas tendas na parte externa para abrigar os fiéis. Equipes de apoio também estarão disponíveis para oferecer suporte e orientações, além de socorro médico caso seja necessário.

Celebrações

Nesta sexta-feira (11), às 19h, será celebrada missa com benção das velas. No sábado (12) a primeira celebração será à meia-noite, presidida pelo padre Ademar Lins. A adoração segue por toda a manhã, com programação para ser encerrada às 15h, pelo bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges.

No dia 13, excepcionalmente, haverá ainda pregação com a missionária Bruna Loyane e show às 16h com a banda da Comunidade Católica Colo de Deus, com a presença dos cantores Clayra e Thiago Félix.

Missas na fronteira

Para quem for celebrar a padroeira em Foz, haverá missa nesta sexta-feira às 19h30 na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira. Amanhã as celebrações seguem durante todo o dia. A última missa ocorrerá às 19h, com a coroação da santa.

No domingo (13), será realizada a grande festa da padroeira, com direito a almoço, bingo, missa de despedida da imagem peregrina de Aparecida e sorteio de uma ação entre amigos.

Com informações do GDia

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz