Projeto declara as Cataratas do Iguaçu como Monumento Nacional em Foz do Iguaçu

O deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) apresentou nesta quarta-feira, 7, um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que propõe declarar as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, como Monumento Nacional.

“As Cataratas são um dos maiores espetáculos naturais do planeta e representam patrimônio ambiental, turístico, econômico e cultural, orgulho do Paraná e do Brasil”, afirmou Richa ao apresentar o projeto. Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas contam com 275 saltos ao longo do Rio Iguaçu. Este ponto turístico já recebeu reconhecimento nacional e internacional, incluindo a criação do Parque Nacional em 1939, o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1986, e a indicação como uma das novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo em 2011.

Importância do Projeto de Lei

“Trata-se de um dos ícones naturais mais deslumbrantes do planeta, mas ainda não há uma legislação federal que conceda especificamente às Cataratas o status oficial de proteção ambiental, cultural e turística”, afirmou Richa. “Esse projeto de lei busca corrigir essa lacuna, garantindo a valorização desse patrimônio inestimável por meio do reconhecimento das Cataratas do Iguaçu como monumento nacional, a ser protegido no âmbito federal”.

Consulta Pública

A Câmara dos Deputados lançou uma enquete para consultar a população sobre o Projeto de Lei de Beto Richa, que pode ser acessada por meio de um link disponível.

@fozdiario