Projeto de lei na Câmara de Foz do Iguaçu prevê capacitação para cuidados com recém-nascidos

Os pais ou responsáveis legais de recém-nascidos serão capacitados para agir em casos de engasgo, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. É o que prevê um projeto de lei em trâmite na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.

A intenção é oOferecer respostas para perguntas frequentes diante destas emergências. Pela proposta, a capacitação dos pais ou responsáveis legais de recém-nascidos ficará a cargo hospitais e maternidades públicos e particulares.

“Sabemos que é recorrente esses acontecimentos, de bebês que se engasgam com leite materno ou mesmo a saliva”, argumenta a vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), autora do Projeto de Lei nº 115/2021.

“Os pais, num momento de aflição, não sabem o que fazer e acabam recorrendo aos bombeiros ou até mesmo Polícia Militar. Então, se eles tiverem já essas orientações na hora de sair da maternidade, eles evitam toda essa situação, talvez até um trauma para essa criança”, disse.

As orientações e treinamentos serão presenciais e ficarão a cargo de enfermeiros ou profissionais indicados pela unidade de saúde, antes da alta médica dos bebês.

Assista abaixo reportagem sobre o tema

Saiba mais: https://bit.ly/3EcAAaV

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz