Ação de extensão que tem como objetivo promover a cultura e a língua haitiana realiza encontros às sextas-feiras, no Jardim Universitário. Aulas de Kreyòl e atividades de interação cultural são abertas à comunidade.
publicado:
30/07/2024 17h05,
última modificação:
30/07/2024 17h05
Iniciativa que visa promover a cultura e a língua do Haiti, o projeto de extensão “Ann Pale Kreyòl” organiza encontros às sextas-feiras, das 16h às 18h, na Unidade Jardim Universitário. Interessados em participar do curso de língua e cultura haitiana devem acessar o grupo do WhatsApp.
Conheça o projeto
Como forma de construir uma ponte entre a América Latina e o Caribe, a ação de extensão “Ann Pale Kreyòl” tem o intuito de proporcionar um novo espaço de contato com a língua, a literatura e outras artes haitianas por meio de aulas de Kreyòl e atividades de interação cultural, para facilitar a aproximação da comunidade unileira com a língua e a cultura haitiana, e para possibilitar melhor entendimento a respeito do Haiti em sua complexidade.
O projeto também pretende estimular a integração através das atividades culturais dentro do contexto pluricultural e de diversidade linguística na experiência latino-americana, para reduzir o preconceito linguístico e cultural, bem como promover a interação cultural e social dos haitianos na cidade de Foz do Iguaçu, a fim de diminuir as assimetrias existentes. Assim, o projeto busca contribuir para a permanência da comunidade haitiana mediante ações dialéticas e afirmativas, com o intuito de evidenciar a língua crioula como meio de transferência de conhecimento científico, literário e artístico.
No Haiti, o Kreyòl, como veio a ser chamado, atrelou-se à cultura (vodu) a partir de quatro grandes componentes: seu quadro ecológico – espaço natural de desenvolvimento (meio ambiente); sua dimensão técnico-econômica – o conjunto de ferramentas utilizadas para a adaptação ambiente e subsistência; sua dimensão sociopolítica – forma organizacional e institucional que permite uma coesão social entre os indivíduos (família, associação, lakou etc); e, finalmente, sua dimensão simbólica – expressão de uma visão do mundo particular, incluindo seus imaginários, representações, espiritualidade, valores e costumes. As expressões culturais haitianas (pintura, literatura, culinária, dança, cantos e práticas religiosas) estão forjadas nessa entidade Kreyòl-Vodu.
Leave a Reply