Primeiro debate entre candidatos a prefeitura de Foz

O primeiro debate em Foz do Iguaçu será feito no dia 27, a partir das 19h, no Foz Plaza com os candidatos Zé Elias Castro Gomes (União Brasil), Paulo Mac Donald Ghisi (PP), General Silva e Luna (PL), Sérgio Caimi (PMDB), Sâmis da Silva (PSDB), Airton José (PSB) e Jurandir Latinha Miranda (Psol). O debate será transmitido pelo youtube, facebook e outras plataformas digitais.

Debate da Cultura

Os debates da Rádio Cultura têm duas datas marcadas: 1º de outubro (primeiro turno) e 22 de outubro (segundo turno). Os debates serão feitos no Recanto Park Hotel, a partir das 20h, e serão transmitidos pela rádio e nos seus canais nas redes sociais.

Entrevistas

Assim que as candidaturas a prefeito foram homologadas, a Rádio Cultura fará uma rodada de entrevistas com os candidatos no programa Contraponto, sempre a partir das 11h. O sorteio e as datas ainda serão marcados.

Vices

Quem pensa que candidato a vice-prefeito é pouca coisa está enganado, na maioria das chapas, são responsáveis pelos planos de governo e tem agenda própria de campanha. Em Foz, Evandro Costa (União Brasil) e vice de Zé Elias Castro Gomes (União Brasil). Fernando Maraninchi (MDB) vice de Sâmis da Silva (PSDB); Ricardo Nascimento (PSD), vice do General Silva e Luna (PL); Deoclécio Duarte (Avante), vice de Airton José (PSB); Juçara Andrade (PMDB), vice de Sérgio Caimi (PMDB); Cleomara dos Santos (Rede), vice de Jurandir Latinha de Moura (Psol); e Thiago Komada (Mobiliza), vice de Paulo Mac Donald Ghisi (PP).

Não é

A executiva nacional do PMDB emitiu uma nota afirmando que a jornalista Cristina Graeml não será candidata pela legenda na disputa pela prefeitura de Curitiba. Cristina Graeml vinha se apresentando como candidata a prefeita do partido, aclamada na segunda-feira (5) em uma convenção. A decisão final agora depende do TSE que avaliará a legalidade do ato, uma vez que o diretório regional do PMB não estava mais sob controle dos aliados da jornalista.

Vixe Maria

“Sim. Foi uma pena. Mas o D do PDT não foi utilizado pelos dirigentes durante as negociações. Tentaram impor um nome que não foi aceito pela maioria dos partidos. Dentro da nossa coligação tudo foi discutido democraticamente, e os impasses decididos no voto. Chamados a indicar um outro nome se recusaram, guardaram o D no bolso e se recusaram a sentar e conversar. Paciência, segue o jogo” – mensagem no grupo de whatsapp da coligação PP, Mobiliza, Podemos e Agir.

Vixe II

Já circula nas redes sociais e grupos de whatsapp, duas notas publicadas na imprensa nacional, que apontam a contrariedade de Jair Bolsonaro (PL), na época presidente, com o General Silva e Luna (PL) no comando da Petrobras. Bolsonaro estaria desgostoso com os aumentos dos combustíveis e com a gestão do general na petroleira.

Primeiro Emprego

Sâmis da Silva centrou sua pré-campanha nos bairros. Na Vila C Velha levantou as demandas de melhoria na infraestrutura local, segurança e serviços públicos. Também defendeu a criação da criação do programa primeiro emprego para os jovens e a transformação da guarda municipal em polícia municipal, proposta em curso no Congresso Nacional. “Contratar iniciantes valoriza o trabalho e impulsiona o desenvolvimento profissional. A contratação de novos talentos fortalece a comunidade local e a economia. Investir em iniciantes promove inclusão e dinamismo no mercado de trabalho”, disse Sâmis sobre o primeiro emprego.

Atas

Dezessete partidos e três federações de Foz do Iguaçu registraram as atas das convenções no TSE: União Brasil, PP, PMB, MDB, Agir, PDT, Mobiliza, Avante, PT/PV/PCdoB, PSB, PSDB/Cidadania, PSD, Republicanos, PL, PRD, DC, Pode, Psol/Rede, Solidariedade e Novo.

Novo prazo

O prazo para as empresas interessadas nos projetos e as obras de infraestrutura de 254 casas em Foz do Iguaçu entregarem suas propostas foi prorrogado para o dia 23 de agosto (sexta-feira). As casas fazem parte do projeto Moradias, uma parceria entre a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, prefeitura e FozHabita. As moradias vão atender as famílias que há anos residem em áreas de risco na Vila Brás, junto ao Rio Poty, nascente do Rio Boicy.

Inventário

A Itaipu Binacional e a Embrapa começaram os primeiros levantamentos de campo para a elaboração do inventário da fauna e da flora da faixa de proteção do reservatório. O trabalho vai abranger cerca de 30 mil hectares de mata ciliar, na margem brasileira da usina, entre Foz do Iguaçu e Guaíra. O levantamento vai avaliar o grau de conservação, a conectividade e a diversidade arbórea da faixa de proteção. A pesquisa prevê investimentos de R$ 20,6 milhões em cinco anos.

Rodando

Os três primeiros ônibus elétricos dos 15 comprados pela prefeitura de Cascavel começaram a operar na linha que conecta os terminais da cidade, marcando o início da transformação da frota de ônibus do transporte público coletivo. São dois articulados e 13 básicos. “Com a compra dos 15 ônibus, a implantação do Eletroterminal e a usina de geração de energia, temos um planejamento de 10 anos para transformar toda a frota em 100% elétrica,” afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos (Podemos).

PP

Os candidatos a vereador pelo PP definidos em convenção: Marcos Carvalho, Beni Rodrigues, Marino Garcia, Felipa Muller, Kako Rodrigues, Paulinho da Saúde, Nilton Rocha, Sara do Castelo, Gabriela Zappa, Celino Feltrin, Joilson Negão, Paulo Ferreira, Olavio Batista, Anice Gazzaoui e Diretora Salete.

Agir, Solidariedade e PRD

Os candidatos a vereador do Agir: Toninho de Freitas, Adleen Vidal, Athos Florencio, Professora Claudinha, Dilson Garcia, Franciele Borelli e Jailson da Silva. Os candidatos a vereador pelo Solidariedade: Vilson Cavalcante, Beto de Negro, Dr. Emanoel Kinho. Ketty Carvalho, Fábio Antunes e Edson Fernando Piu Piu. Os candidatos a vereador pelo PRD: Valdevino da Saúde, Jordan dos Santos, Grilo Carvalho, Silvio da Oficina, Drª Shirley Bueno e Juliana Stumpf.

Mobiliza

Os candidatos a vereador pelo Mobiliza: Alzira Gonçalves, Chapeuzinho Helena França, Drª Juliana Zubreski, Zanza Gularte, Tuty Pacheco, Darlon Dutra, Eleandro do Pista Quente, Mané dos Santos, Robertinho Junior, Juarez Correa, Luiz Carlos Wandscheer, Maiko Brita, Sidnei Prestes, Gessani da Silva, Luciano Lima, Beto Koebel, Tadeu Villalba, Jacaré dos Chipas e Tia Beth.

Guarapuava

Com o deputado Dr. Antenor como candidato a prefeito e Antônio Araújo como vice, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) homologou a chapa à prefeitura de Guarapuava. A frente é composta ainda pelo PDT, PSB, Psol e Rede, “Ouvimos tantas coisas durante as reuniões para o plano de governo. E a saúde continua sendo uma grande preocupação. A saúde tem que chegar em todos os cantos da cidade e não deve ser um bem exclusivo daqueles que podem pagar. Nos 100 primeiros dias de governo, essa chapa vai fazer o possível e impossível para essa cidade ter a melhor saúde do Brasil”, disse Dr. Antenor.

Com informações do GDia

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz