Na primeira semana de trabalho da gestão do prefeito General Silva e Luna (PL), secretários e representantes das secretarias municipais se reuniram para discutir a questão das pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu. As equipes foram apresentadas aos dados atuais e estruturas para atendimento, e demonstraram comprometimento em trazer respostas rápidas à sociedade para essa questão.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Cadastro Único, do Governo Federal, existem mais de 1.000 pessoas em situação de rua no município. A maior parte são homens entre 18 e 59 anos. No entanto, já foi percebido um aumento do número de mulheres nesta condição. Outra característica é que muitas dessas pessoas são provenientes de outras cidades, estados e países, como a Argentina, o Paraguai e a Venezuela.
“Precisamos definir prioridades, integrando as secretarias, para construir ações constantes a essas pessoas, que possuem uma história de vida e precisam ser respeitadas, e dar o devido atendimento àquelas que querem”, destacou o vice-prefeito Ricardinho. “Temos a oportunidade de transformar Foz em referência nessas políticas públicas, consolidando Foz como a cidade que trabalha e inspira”, complementou.
Mapeamento
Entre as ações já previstas para melhorar e trazer mais humanização ao atendimento às pessoas em situação de rua, está a realização de um censo de vigilância socioassistencial para um mapeamento dessa população e identificação de suas principais características, como gênero, se são usuários de drogas ilícitas, se recebem benefícios governamentais, etc.
Também serão feitos a revisão e aprimoramento dos serviços para otimizar os atendimentos; implementação de novos projetos para dar respostas às necessidades dessa população, como oportunidades de emprego; e a utilização de novas tecnologias e metodologias para fortalecer o trabalho social.
“Esta é a primeira de dezenas de reuniões que faremos durante o ano para dar solução às questões das pessoas em situação de rua. Saio ainda mais motivado desta primeira conversa pelo compromisso das demais secretarias com a causa”, ressaltou o secretário municipal de Assistência Social, Alex Thomazi.
Participaram do encontro as secretarias de Meio Ambiente, Segurança Pública, Saúde e Bem-Estar, e representantes do Hospital Municipal Padre Germano Lauck e do Fozhabita.
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply