Prefeitura de Foz une esforços atender pessoas situação rua

Na primeira ação integrada da prefeitura para intensificar o atendimento às pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (16), as equipes percorreram cinco locais que costumam reunir essa população. A iniciativa Ruas Visíveis será contínua, em uma integração dos órgãos municipais.

A força-tarefa reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Saúde para fazer a busca ativa das pessoas em situação de rua e, ao encontrá-las, com a devida abordagem, com orientações, identificação e encaminhamentos conforme as necessidades, caso haja o aceite, uma vez que conforme a legislação não é possível fazer a retirada compulsória dessa população das ruas.

Foto: Divulgação/Assessoria PMFI

“Nosso objetivo com a Ação Ruas Visíveis é dar visibilidade a uma população que hoje é invisível. A determinação do prefeito General Silva e Luna é integrar as secretarias e trazer respostas a essas pessoas de forma digna e humanizada”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Alex Thomazi.

“Enquanto Assistência Social, pretendemos criar e restabelecer os vínculos com essas pessoas, para que tenham um entendimento que o município possui serviços para atendê-las nas mais diversas áreas, como saúde, acolhimento, trabalho e renda e habitação”, complementou o secretário.

Conforme dados do Cadastro Único, do Governo Federal, Foz tem uma população em situação de rua de pouco mais de 1.000 pessoas. “Sabemos que esse recorte não necessariamente retrata a realidade. Por isso, faremos um mapeamento dessa população com objetivo de sermos mais assertivos nas ações, envolvendo questões como saúde, habitação, atendimento às mulheres, segurança, conforme a necessidade”, ressaltou Thomazi.

Balanço

Na primeira ação Ruas Visíveis, na noite de quinta-feira, foram feitas 14 abordagens nas praças da Bíblia e Naipi, Avenida República Argentina e arredores do Terminal de Transporte Urbano. Foram feitos seis encaminhamentos para as casas de passagem do município. Sete pessoas em situação de rua recusaram atendimento.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz