Solenidade contou com performance de musicistas locais, corte de bolo, discurso das autoridades competentes e apresentação de novos projetos estruturais do PNI
A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu prestigiou a cerimônia de comemoração dos 86 anos do Parque Nacional do Iguaçu, nesta sexta-feira (10). O evento aconteceu no Auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), com o objetivo de celebrar todo o trabalho desenvolvido pelo PNI nos últimos anos, além de apresentar as novas propostas para o futuro. Participaram, em nome da Prefeitura, o Prefeito General Silva e Luna e o Secretário de Turismo Jin Bruno Petrycoski.
O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei n.º 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas. Nesta sexta, para comemorar os 86 anos que se passaram, a solenidade iniciou-se com uma apresentação de musicistas locais e a execução do Hino Nacional. E seguiu-se com bate-papos e discursos das autoridades competentes, entre eles dos representantes da Concessionária Urbia Cataratas, do Parque Nacional e do próprio prefeito. A festividade contou ainda com uma premiação aos parceiros da unidade, corte do bolo e o canto dos parabéns.
Em sua fala, o General destacou como o PNI se reinventa constantemente para além do turismo às Cataratas e como isso impactou para seu sucesso nas últimas décadas.
“O Parque Nacional de Iguaçu tem sido uma referência, já recebeu diferentes títulos por ser uma reserva mundial e pelo seu trabalho de preservação da mata atlântica. Tem o destaque das Cataratas, mas não é só isso, toda vez que tem um novo atrativo: caminhos, trilhas, pôr do sol, criam-se visões diferentes de atividades com a natureza. Você chega no Parque e sai melhor do que quando chegou, o ecoturismo tem essa vantagem”, argumenta o prefeito.
Já o Secretário de Turismo Jin Bruno Petrycoski, relembra que a celebração é mais uma demonstração de um sucesso já visto todos os dias. Só em 2024, foram 1.893.116 visitantes.
“O aniversário de 86 anos do Parque Nacional é um feito histórico, é um dos parques nacionais mais antigos do Brasil e é um símbolo da luta pela preservação ambiental. Nós da Secretaria do Turismo ficamos felizes de ver que ele segue crescendo e iremos continuar trabalhando em parceria, para que esse patrimônio seja protegido e continue contribuindo com uma função social e ambiental para toda a comunidade local e moradores do entorno”, afirma o secretário.
Depois dos 86
Com a premissa de “rumo aos 100 anos”, o Parque Nacional apresentou, durante a cerimônia, um novo projeto para suas instalações. Serão criadas mais vagas de estacionamento, reestruturado o Centro de Recepção ao Visitante, desenvolvido novas trilhas e mirantes de observação, além de promovido a exposição da antiga Usina São João, e demais mudanças.
Para o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses, o trabalho a partir de agora é chegar ao centenário com uma Unidade mais conectada com a comunidade e investindo em novos projetos de visitação.
“A expectativa é que nós tenhamos, na área de turismo, novas experiências mais imersivas na natureza, para que a gente possa atrair e atender um público mais interessado no ecoturismo e no contato com a floresta, para além das Cataratas. Queremos que o visitante se pergunte,o que mais ele pode fazer no PNI, seja caminhar, pedalar, tomar banho de cachoeira ou conhecer a diversidade cultural do entorno. Além de que queremos aumentar a proteção à natureza e melhorar os projetos de conservação e pesquisa”, explica.
E reafirma ainda a importância de celebrar o caminho já trilhado, em meio a população e às autoridades locais.
“Toda vez que nós temos motivos para celebrar, novidades para apresentar, é importante contar com a presença dos diversos setores da sociedade, de todas as instituições, de todos os segmentos. O nosso desejo é que cada vez mais as pessoas queiram estar próximas do Parque Nacional, porque ele é de todos nós”, finaliza o chefe.
Já Mario Macedo, CEO da Concessionária Urbia Cataratas, também concorda com missão de “Rumo aos 100 anos”.
“Nosso compromisso vai além das trilhas e das Cataratas. Ele passa pela geração de emprego, pelo fomento ao turismo sustentável e pela valorização das culturas locais. Queremos que cada morador das cidades vizinhas se sinta parte deste parque, reconhecendo nele não só uma maravilha natural, mas um símbolo de identidade e orgulho regional. E olhando para os próximos anos, nosso objetivo é claro: queremos chegar aos 100 anos com ainda mais conquistas, mais parcerias, mais visitantes e, sobretudo, mais impacto positivo na vida das pessoas que vivem ao seu retorno”, afirma o CEO.
E a festa continua
Para os moradores e visitantes, o Parque conta desde o dia 10 até 12 de janeiro, com a tradicional feirinha de produtores locais, música ao vivo da Orquestra da Guarda Mirim e de uma banda contratada, pintura facial, algodão-doce e um mural temático.
A visitação para os moradores dos 14 municípios vizinhos possui desconto na entrada com apresentação de comprovante de residência nominal.
Leave a Reply