Concorrendo com Peru, Colômbia e Florianópolis, na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, PTI retorna da capital paranaense com reconhecimento internacional, mediante atuação da instituição no cenário do turismo inovador
Contribuindo com soluções inovadoras que otimizam a experiência do turista em sua estada no Destino Iguaçu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi o vencedor da categoria “Tecnologia e Gestão de Dados” durante o Prêmio Ibero-Americano DTI, com o Programa de Inovação Aberta para o Turismo, ConectaIGU.
A premiação, que teve como cenário o Memorial de Curitiba, faz parte da programação da Feira Internacional de Destinos Inteligentes, FI-DI, que acontece na capital paranaense entre 17 e 19 de março. Além do ConectaIGU, o PTI também foi finalista na categoria “Acessibilidade”, com a iniciativa CTI Acessível, que compila ações que visam tornar o Complexo Turístico Itaipu e seus atrativos 100% acessíveis, melhorando a experiência de todos os visitantes a partir de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência auditiva, visual, e mobilidade reduzida. As adaptações contemplam experiências de natureza física ou sensorial.
O ConectaIGU — O Programa de Inovação Aberta criado pelo Parque Tecnológico Itaipu e Embratur com o apoio da Itaipu Binacional, tem como propósito gerar soluções inovadoras, que tragam simplificação à emissão de vistos no Brasil e solução para identificação e medição de visitantes a partir de modais. Após o edital de seleção, cinco startups foram selecionadas e encontram-se em processo de aceleração junto à Incubadora Santos Dumont (PTI) e EmbraturLAB (Embratur). As soluções estão em fase de homologação para testes e validações em ambientes reais.
Para Yuri Benites, diretor de turismo do PTI, o turismo brasileiro será transformado por meio da inovação. “O PTI enquanto finalista em duas categorias do Prêmio, demonstra os bons resultados de toda pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao turismo”, comenta o diretor. “Ter o Programa reconhecido como case de sucesso a ser replicado, é uma grata satisfação, principalmente por estarmos concorrendo com grandes projetos, como por exemplo, o SET – Sistema Especialista Turístico, uma inovação da SmartTour, que também é uma das startups selecionadas no ConectaIGU”.
O diretor superintendente do PTI, professor Irineu Colombo, explica que “o ConectaIGU está alinhado a visão estratégica do Parque Tecnológico Itaipu, que atua como um ecossistema de oportunidades para promoção de pesquisa, inovação, empreendedorismo, soluções e tecnologias”.
O coordenador da Incubadora Santos Dumont, Wilmar Ribeiro Junior, comenta que “a premiação demonstra o compromisso do PTI em fomentar o desenvolvimento de startups, promovendo conexões com o mercado e a resolução de desafios que agregam valor à sociedade e elevam a qualidade dos nossos atrativos turísticos”.
Silvana Gomes, gerente de Turismo Sustentável do PTI, enxerga a participação do PTI com uma perspectiva futura de oportunidades. “O ConectaIGU tem uma estratégia de inovação aberta, ou seja, a gente traz empresas do mercado para contribuir para a solução de problemas que são reais, então essa é uma oportunidade de crescimento, tanto para as empresas, quanto para o Parque Tecnológico e para o destino, levando essas soluções para o restante do país” afirmou.
Além do PTI, o Destino Iguaçu também foi representado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Sebrae, que retorna à Terra das Cataratas como vencedora da categoria Inovação, com a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência.
Leave a Reply