Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 160 mil visitantes em abril

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu, recebeu em abril a visita de 160.697 pessoas de 117 nacionalidades. Esse total representa um crescimento de 38,26% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 116.225 turistas estiveram na unidade de conservação.

No acumulado do ano, o parque já recebeu 697 mil pessoas, 11,68% a mais que no período entre janeiro e abril de 2024, quando 624 mil visitantes estiveram no Patrimônio Mundial Natural. Ainda em abril, o parque registrou o maior feriadão da história, entre o recesso prolongado da Sexta-Feira Santa e Tiradentes, quando 48 mil pessoas passaram pelo parque.

Leia também

Ranking

Entre as nacionalidades que visitaram a unidade de conservação em abril, os brasileiros foram a maioria, com 85.289 visitantes. Em seguida, o pódio se completa com argentinos (31.463) e paraguaios (5.460). Entre os dez principais países do mês, completam a lista: Estados Unidos, Uruguai, Espanha, França, Alemanha, China e Colômbia, respectivamente.

Argentinos estão voltando

Em 2025, os visitantes da Argentina seguem registrando um aumento significativo. No comparativo dos dados entre os anos, o crescimento foi de 98,9%, passando de 19.287 em abril de 2024 para 31.463 visitantes, com um acréscimo de 63% no número de turistas. No acumulado do ano, o total praticamente dobrou: 67.382 argentinos visitaram o parque em 2024, enquanto 127.151 já estiveram no atrativo neste ano.

Nacionalidades em ascensão

Na comparação entre o total de visitantes em abril de 2025 com o mesmo período do ano passado, outras nacionalidades cresceram expressivamente em visitação. O Paraguai aumentou em 123,3% o número de visitantes recebidos no parque, ao passo que o Uruguai triplicou a quantidade de turistas: neste mês foram 3.700, um crescimento de 331% frente aos 858 em abril de 2024.

Viaje com propósito

O Parque Nacional do Iguaçu é um santuário de biodiversidade e remanescente da Mata Atlântica, que além de abrigar as Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, é o lar de diversas espécies de fauna e flora. Para visitar, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), escolhendo o dia e o horário. No entanto, em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra.

Além dos mirantes e passarela para contemplação das Cataratas do Iguaçu, o ingresso inclui a visitação às trilhas e caminhos do parque, que permitem muita conexão com a natureza conservada.

Sobre o Parque Nacional do Iguaçu – O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal e tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável.

@fozdiario

Crédito das fotografias:
Passarela com turistas durante feriado de Páscoa, Salto Floriano e visão frontal das Cataratas:
Foto aérea e turistas no mirante: Bruno Bimbato
Névoa das Cataratas: Nilmar Fernando

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz