O Parque das Aves estará presente na 18ª edição do Avistar Brasil, o maior evento de observação de aves da América Latina, que ocorre de 16 a 18 de maio de 2025, no Jardim Botânico de São Paulo. Após uma participação bem-sucedida em 2024, com mais de 12 mil visitantes, o Parque busca reforçar laços institucionais e promover Foz do Iguaçu como um destino de natureza, além de compartilhar sua experiência de 30 anos na conservação de aves da Mata Atlântica.
“A presença no Avistar Brasil é estratégica para o Parque das Aves, que atua como centro de conservação de aves ameaçadas e desempenha um papel fundamental na sensibilização de visitantes sobre a importância da biodiversidade. Além disso, a observação de aves tem se fortalecido como uma atividade turística relevante em nossa região, contribuindo para a valorização da biodiversidade local e para o desenvolvimento sustentável”, afirma Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.
Equipe do Parque das Aves
O Parque será representado por uma equipe multidisciplinar, incluindo:
- Paloma Bosso, diretora técnica;
- Soraya Penzin, diretora institucional;
- Melissa Correa, gerente de comunicação;
- Stefanny Freire, analista de comunicação;
- Almir Calaça, gerente comercial;
- Rafael Rebecchi, analista comercial;
- Yuri Kavalciuki, supervisor operacional de educação;
- Gabriella Pereira, técnica de curadoria animal;
- Andreia Freire, supervisora da loja;
- Francieli Albano, vendedora;
- Matheus Arias, auxiliar de diretoria.
Stand e Palestras
Durante os três dias do evento, o Parque das Aves contará com um stand próprio, onde apresentará suas ações de conservação das aves da Mata Atlântica. Itens desenvolvidos exclusivamente para o Avistar também estarão à venda, além de produtos colecionáveis.
“Nosso espaço no Avistar foi pensado para receber visitantes de forma acolhedora e apresentar a experiência única que é visitar o Parque das Aves. Teremos colaboradores prontos para compartilhar informações e convidar o público a conhecer tudo o que oferecemos em Foz do Iguaçu”, explica Soraya Penzin, diretora institucional do Parque.
No sábado, 17 de maio, às 13h45, a analista de comunicação Stefanny Freire apresentará a palestra “Redes sociais como ferramenta de conservação”. Ela abordará como os observadores de aves podem utilizar os canais digitais para sensibilizar diferentes públicos e ampliar o impacto de suas ações em prol da biodiversidade. O Parque também participará da palestra “Espécie X – 10 anos depois”, em parceria com a SAVE Brasil.
Foz do Iguaçu como Destino de Ecoturismo
O crescimento da observação de aves em Foz do Iguaçu reflete uma tendência global e posiciona a cidade como um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. De acordo com a plataforma Wikiaves, Foz do Iguaçu tem 417 espécies registradas, com um total de 13.137 registros e 173 observadores (dados de maio de 2025).
A prática, que combina lazer e conservação ambiental, valoriza as áreas protegidas e promove o engajamento da comunidade na preservação da biodiversidade. A participação do Parque das Aves no Avistar Brasil reforça o papel da cidade nesse segmento, ampliando sua visibilidade em uma rede internacional de parceiros e pesquisadores do turismo sustentável.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate e conservação de aves da Mata Atlântica, é a atração mais visitada do Paraná, depois das Cataratas. Completou 30 anos de atuação em 2024 e é mantido com a visitação de turistas, que contribuem para o trabalho do Parque através da compra de ingressos, consumo nos restaurantes e compras na loja de souvenirs.
@fozdiario
Leave a Reply