Novo viveiro oferece experiência de imersão com tucanos, após ovos da espécie serem apreendidos no Aeroporto de Foz do Iguaçu
O Parque das Aves inaugurou nesta quinta-feira (23), o “Mundo dos Tucanos”, um novo espaço de imersão dedicado à espécie. Atualmente, o viveiro conta com oito tucanos-toco e deve receber, até o final do mês, mais cinco tucanos-de-bico-verde, que estão ainda passando pela checagem veterinária. Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o Secretário de Turismo, Jin Petrycoski, a Diretora de Marketing, Adriane Bordin, e demais autoridades, além de representantes do trade turístico.
Para o Secretário Jin, o novo viveiro é resultado do constante desenvolvimento do turismo na cidade e da iniciativa dos atrativos em sempre se reinventarem. “É muito legal ver que um estabelecimento tão consolidado quanto o Parque das Aves ainda se preocupa em crescer e melhorar a experiência do visitante. Isso mostra que Foz do Iguaçu está sempre disponível para melhorar seu atendimento e para apresentar novidades”, afirma.
E complementa destacando o papel de apoio da Secretaria de Turismo. “Agora é a função da SMTU, em divulgar o novo espaço, para que mais pessoas tenham conhecimento dessa experiência. Seguiremos trabalhando como fomentadores do turismo, tanto para moradores quanto para visitantes”, finaliza o Secretário.
Adriane Bordin, diretora de Marketing da Secretaria, também reforça a relevância do espaço. “Ter essa experiência de contato mais direto com os tucanos, sempre respeitando a segurança dos animais quanto dos visitantes, é muito importante porque a preservação ambiental é uma das principais pautas do turismo. Vamos trabalhar juntos para divulgar ainda mais o trabalho que a equipe do Parque das Aves faz, e atrair mais turistas para conhecer esse novo atrativo”, diz.
O papel de conservação
Como explica a diretora-técnica, Paloma Bosso, em 2024 o Parque das Aves foi consolidado com um Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), o que permite que ele receba animais vítimas de ações humanas e de tráfico, como foi o caso de alguns dos tucanos do novo viveiro.
Paloma conta que algumas das aves nasceram de ovos apreendidos no Aeroporto de Foz de Iguaçu pela Polícia Federal.
“Os ovos foram apreendidos pela Polícia, vieram para cá e logo após eclodirem, nasceram os tucanos. Agora eles podem viver nesse espaço cuidadosamente desenvolvido para eles”, comenta a diretora.
Já para Anna-Sophie Helene Croukamp, fundadora do Parque das Aves, a ideia de criar um viveiro focado nos tucanos foi tanto para dar destaque à espécie quanto para ajudar a desenvolver a fauna.
“Eles são animais muito sensíveis. Nós sabemos que eles não podem chegar no chão, por conta das bactérias. Eles precisam de água correndo, de luz, altura e uma dieta especial. E nós também sabemos que se os misturamos com outras espécies, esses outros animais têm uma flora de bactérias que podem danificar os tucanos. Então, decidimos separar”,
O viveiro
Segundo a equipe técnica do Parque das Aves, o novo viveiro conta com 700 m2, um chão suspenso, espaços para banho de sol dos tucanos e diferentes tipos de poleiro.
“A ideia é que justamente esse viveiro seja todo suspenso, não só na trilha de visitação, mas nas áreas internas também de bastidores, para reduzir o contato dos tucanos com o solo. A gente reconhece que os tucanos são animais extremamente sensíveis, e reduzindo esse acesso deles ao solo, conseguimos aumentar a segurança sanitária deles”, destaca Paloma Bosso, diretora-técnica.
Fotos: Michelle Einsiedel / SMTU
Leave a Reply