De 26 a 29 de abril, vai acontecer o evento global Desafio da Biodiversidade Urbana, ou City Nature Challenge, em inglês. Para este ano, o Parque das Aves realizará atividades para seus colaboradores no dia 26 de abril e para a comunidade no dia 29.
As fotos feitas em ambas as datas pelos participantes e registradas com a ferramenta iNaturalist, usada para manter dados sobre animais, plantas e outras espécies, entrarão nos registros de Foz do Iguaçu na competição mundial.
“Além do evento para colaboradores, vamos abrir 15 vagas para moradores da comunidade participarem aqui no Parque das Aves de uma manhã de registro de espécies encontradas em nosso jardim.”
Leia também
“Mas além disso, convidamos toda a comunidade para tirar fotos dentro de casa, no quintal, na praça, na escola, ou seja, em qualquer ambiente urbano. Temos certeza que todos vão ficar surpresos com a diversidade de espécies que nos cercam no dia a dia e nem notamos”, comenta Ben Phalan, observador da natureza e chefe de conservação do Parque das Aves.
Como participar
Os interessados em participar do evento de forma gratuita no Parque das Aves devem preencher um formulário de inscrição e concorrer a uma das 15 vagas disponíveis. Os ganhadores serão informados no dia 26 de abril, sexta-feira, por WhatsApp. O evento acontecerá na segunda, 29 de abril, às 8h, no Parque das Aves.
“Será uma manhã muito divertida e educativa. Faremos registros de fauna, flora e funga, e realizaremos o cadastro de todas na plataforma iNaturalist. E esperamos que as pessoas que não puderem participar convidem os amigos e a família e baixem o aplicativo para participar no evento de onde eles estiverem. Vamos todos ganhar observando e conhecendo um pouco mais a linda biodiversidade da nossa Mata Atlântica”, reforça Ben.
A história do evento
O evento é uma iniciativa de ciência cidadã e foi criado em 2016 em conjunto com o Museu de História Natural de Los Angeles e com o Museu da Academia de Ciências da Califórnia.
Aproveitando a rivalidade amigável entre as duas cidades (Los Angeles e São Francisco), o evento visava estimular uma competição que envolvesse os cidadãos em torno do registro da biodiversidade urbana de cada local.
“A primeira edição do evento durou oito dias e mais de mil pessoas fizeram 20 mil registros de aproximadamente 1.600 espécies em cada cidade.
O sucesso e a diversão foram tão bem aceitos pela população local que o evento foi levado a nível nacional em 2017 e a nível internacional em 2018”, comenta Ben.
O Brasil participa desde a primeira edição internacional, em 2018. Para 2024, 19 regiões brasileiras estão inscritas para o desafio, incluindo Foz do Iguaçu. O nome do evento localmente é Desafio da biodiversidade urbana 2024: Foz do Iguaçu.
Registros na plataforma iNaturalist
Qualquer pessoa pode participar enviando registros de seu celular para o aplicativo iNaturalist ou pelo computador. É preciso abrir uma conta no site ou no aplicativo e fazer os registros no período do evento, de 26 a 29 de abril, e enviar os registros até no máximo 6 de maio.
“São permitidas fotos de qualquer forma de vida: insetos, aves, plantas, répteis, aranhas, fungos, desde que os registros tenham sido feitos em ambiente urbano e que não sejam espécies domésticas ou cultivadas, como o cão, o gato e flores plantadas”, reforça Ben. “No evento do ano passado, registramos 513 espécies na cidade, com participação de 53 pessoas. Vamos ver se conseguimos superar esses números em 2024!”
As vocalizações dos animais também podem ser gravadas pelo aplicativo ou gravador e enviadas como registro.
Serviço:
Evento de observação de biodiversidade no Parque das Aves
Gratuito mediante convite
Inscreva-se para concorrer a uma das 15 vagas
Link para o projeto no iNaturalist:
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply