Parque das Aves celebra Halloween das Aves com programação especial no dia 31 de outubro

No dia 31 de outubro, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, vai celebrar seu tradicional Halloween das Aves. Este evento já consolidado no calendário festivo da instituição contará com atividades especiais que proporcionam uma experiência enriquecedora tanto para os animais quanto para os visitantes.

“Essas atividades de enriquecimento ambiental são uma parte importante do cuidado diário que oferecemos às aves, incentivando comportamentos naturais e promovendo o bem-estar animal. Mas em dias festivos, como o Halloween, fazemos itens diferenciados para gerar o engajamento dos visitantes. E ano a ano recebemos mais visitantes curiosos para acompanhar o Halloween das Aves”, explica Roberta Manacero, gerente de curadoria animal e registros zoológicos do Parque das Aves.

As atividades acontecerão em dois viveiros principais: Viveiro Os Pequenos Marrons e Viveiro das Araras, onde as aves terão à disposição abóboras decoradas e outros itens temáticos típicos do Halloween. A primeira interação acontece às 10h no Viveiro Os Pequenos Marrons, seguida por outra às 14h no Viveiro das Araras. Educadores estarão presentes nesses espaços para fornecer informações detalhadas aos visitantes sobre as espécies e os itens de enriquecimento.

Além disso, no jardim interno do espaço Borboletas e Beija-flores haverá frutas decoradas com a temática, disponíveis ao longo de todo o dia, complementando a decoração e enriquecimento para os animais que habitam o Parque das Aves.

“O Halloween das Aves já é uma tradição no nosso calendário e tem se mostrado uma excelente oportunidade para os visitantes entenderem melhor como cuidamos dos animais, promovendo interações que são naturais e geram engajamento. O público adora acompanhar e, com isso, consegue aprender mais sobre o comportamento das aves e a importância de ações que garantam o seu bem-estar”, comenta Roberta.

Leia também

O evento de Halloween das Aves é mais uma forma de destacar o compromisso do Parque com o bem-estar de todos os animais que estão sob os cuidados especializados da equipe. A proposta do enriquecimento é garantir que os animais possam expressar comportamentos naturais, e o uso de temas sazonais, como o Halloween, permite adicionar uma camada de diversão tanto para as aves quanto para os visitantes.

A importância do enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental busca aprimorar o bem-estar, dando oportunidade aos animais para desempenharem comportamentos naturais por meio de diferentes atividades, sejam elas físicas, nutricionais, sociais, cognitivas ou sensoriais. Tais práticas são planejadas conforme diretrizes das equipes das áreas de Nutrição Animal e Bem-estar Animal, e supervisionadas pela equipe que monitora e registra o comportamento dos animais através da coleta de dados.

“O enriquecimento ambiental é uma atividade diária no Parque das Aves, com o objetivo de proporcionar um alto grau de bem-estar físico e psicológico aos animais sob os nossos cuidados. A diferença desse evento é que, em datas comemorativas, como o Halloween por exemplo, os itens oferecidos para as aves são todos temáticos”, conclui Roberta.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

O quê: Enriquecimento temático “Halloween das Aves”
Onde: No Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, próximo das Cataratas do Iguaçu
Quando: 31 de outubro, em dois horários: às 10h no Viveiro Os Pequenos Marrons e às 14h no Viveiro das Araras. No jardim interno do Borboletas e Beija-flores haverá frutas decoradas com a temática de Halloween disponíveis ao longo do dia.
Valor: gratuito mediante compra do ingresso através da bilheteria ou do site ingressos.parquedasaves.com.br

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz