Orçamento do turismo de Foz do Iguaçu é uma miragem”, diz Zé Elias 44

O orçamento financeiro reservado para a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, hoje, está muito aquém das reais necessidades para divulgação e promoção do Destino Iguaçu. “O orçamento destinado ao turismo não passa de uma peça de ficção, uma miragem! Ele sequer chega a ser gasto com o que realmente interessa, pois é retirado e aplicado de outras formas, em gastos que não têm ligação com o turismo”, afirmou Zé Elias, candidato a prefeito pelo União Brasil 44.

Os recursos destinados à pasta, atualmente, são de quase R$ 17 milhões, mas nem todo esse montante é investido no turismo, comentou Zé Elias, após visita à Secretaria de Turismo, junto com o vice Leandro Costa e cinco candidatos a vereador da chapa A União Faz a Foz. Um dos exemplos do uso fictício do orçamento, adiantou, foi ilustrado pelos diretores da pasta.

Em 2005, segundo foi informado a Zé Elias, a Secretaria tinha um orçamento de R$ 4 milhões, montante que foi elevado e, na sequência, teve parte utilizada na revitalização da Avenida Brasil. “Esta prática vem ocorrendo com frequência, por isso é preciso um planejamento para que o montante destinado seja utilizado integralmente no turismo”, disse.

Leia também

Zé Elias destacou que, em seu plano de governo, uma das propostas prevê que o futuro secretário de Turismo seja um nome técnico aprovado em conjunto com as entidades e instituições da Gestão Integrada do Turismo. A ideia foi reiterada pelo vice, Leandro Costa. “É fundamental que o próximo secretário seja pensado conjuntamente.”

Pesquisa turística
Outra estratégia anunciada pelo candidato do União Brasil é a utilização de dados e pesquisas para melhor verificação da circulação de turistas em Foz do Iguaçu. “Hoje temos um levantamento que é das Cataratas do Iguaçu, mas sabemos, por exemplo, que se formos verificar quem chega pela Rodoviária, Aeroporto ou rodovias com carro de passeio, essa realidade é bastante diferente”, comentou.

Para Zé Elias, o uso de ferramentas e tecnologias será essencial para a captação desses números, que são fundamentais para definir estratégias futuras, impulsionar o número de visitantes e a permanência deles na cidade. “Experiências de sucesso devem ser mantidas no meu governo, para que possam ter continuidade e ser mais bem desenvolvidas”, adiantou.

Outras ações do setor, segundo o candidato, devem ser resgatadas, como o trabalho junto aos profissionais do turismo e às instituições educacionais, aproximando mais a comunidade dos pontos turísticos. “É preciso que o iguaçuense possa ter um sentimento de pertencimento a Foz do Iguaçu cada vez mais vivo.”

Capacitação
Os vereadores que acompanharam Zé Elias e Leandro Costa na visita também apresentaram questionamentos sobre temas específicos. A Pedagoga Rejane (44.277), que trabalha há mais de 20 anos com educação, indagou sobre a divulgação dos atrativos turísticos nas escolas. “A população não está preparada para dar informações sobre o turismo e isso precisa começar nas escolas”, apontou.

O candidato Mahatma Gandhi (44.133) também questionou sobre o apoio e ação do Poder Legislativo na pasta. “Na reunião, um dos pontos que chamou a atenção é a dificuldade relatada com relação às emendas apresentadas pelos vereadores, sem uma pesquisa prévia das reais necessidades do turismo”, comentou.

Para Zé Elias, a Secretaria precisa evoluir juntamente com a cidade e suas demandas, buscando atrair novos investimentos com incentivo fiscal e trabalhando o sentimento de pertencimento nas escolas e comunidades, já que a cidade é modelo de municipalização do turismo no Brasil. “A prefeitura não vem acompanhando o crescimento da cidade. Isso precisa ser repensado”.

Zé Elias, Leandro Costa e candidatos a vereador do União Brasil em reunião na Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu
Foto: Divulgação/União Brasil

Acompanharam a visita, ainda, os candidatos a vereador Rute Beck (44.017), Alcir Franco (44.555) e Rogério Ojeda (44.999). A série de visitas de Zé Elias e Leandro Costa às secretarias segue esta semana com apoio dos candidatos a vereador.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz