A Polícia Federal lançou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que ameaçam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação envolve a execução de 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão em todas as regiões do Brasil.
No total, 467 policiais federais e 156 policiais civis estão envolvidos na operação, que visa identificar e prender abusadores sexuais. Durante o cumprimento dos mandados, foram realizadas 35 prisões em flagrante relacionadas a esses crimes.
Integração de forças policiais
A Operação Proteção Integral II busca integrar as atuações das polícias federais e estaduais no combate ao abuso sexual de menores. A ação se concentra na identificação de indivíduos que armazenam, compartilham ou produzem material pornográfico infantojuvenil. A operação reafirma o compromisso dos órgãos públicos em proteger a dignidade das crianças e adolescentes no Brasil.
Continuidade do trabalho
A operação é uma sequência da Operação Proteção Integral I, iniciada em 12 de março de 2025, que evidenciou o esforço contínuo da Polícia Federal na defesa das crianças e adolescentes. Entre janeiro e abril de 2025, a PF cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos envolvidos em crimes sexuais, mostrando a determinação da instituição em combater essa problemática.
Case em Foz do Iguaçu
Na cidade de Foz do Iguaçu, um mandado de busca e apreensão resultou na prisão de um suspeito por armazenar arquivos de abuso sexual infantojuvenil. As investigações começaram após o upload de vídeos com cenas de abuso em um site público, levando a Justiça Federal a expedir o mandado. O homem foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal para registro do flagrante.
Orientações para pais e responsáveis
A Polícia Federal alerta que é essencial que pais e responsáveis monitorarem as atividades de seus filhos na internet e no cotidiano, contribuindo para a proteção contra abusos sexuais.
Coordenação Geral de Comunicação Social ([email protected])
@fozdiario
Leave a Reply