Os itens foram adquiridos no final do ano passado e renovam a infraestrutura tecnológica necessária para ensino e pesquisa
publicado:
03/04/2025 15h20,
última modificação:
03/04/2025 15h17
- Nos laboratórios os estudantes aliam teoria e prática das diversas etapas para a produção de um filme
- Entre as aquisições estão novas câmeras e lentes
O curso de Cinema e Audiovisual está recebendo novos materiais e equipamentos de áudio, vídeo, som e itens de figurino e camarim para atender aos laboratórios de ensino e pesquisa, no valor de R$ 331.041,50C
São 15 diferentes tipos de equipamentos e insumos, que foram adquiridos no final de 2024, como fones de ouvido para edição e captação de som, carregadores para baterias de câmeras fotográficas, microfones profissionais, microfones condensadores omnidirecional lapela, câmera fotográfica, lentes fotográficas 14mm, 24mm, 35mm, 50mm, 85mm, 185mm, e 18-135mm, iluminadores bastão LED RGB, iluminador LED para foto e vídeo e follow focus. Embora estejam ligados aos laboratórios de Cinema e Audiovisual, alguns destes materiais também podem ser usados pelo curso de Música.
O secretário de Apoio Científico e Tecnológico, Ricardo Hartmann, explica que boa parte dos equipamentos do curso estão em uso há mais de 12 anos. “Havia uma necessidade de atualização tecnológica”, diz. Para ele, essa atualização vem em um bom momento. “O cinema nacional vem ganhando força e laboratórios melhor equipados também podem atrair mais alunos”, completa. A avalição do coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, Dinaldo Sepulveda Almendra Filho, reforça esse ponto de vista. “A renovação de itens da infraestrutura beneficia o processo de formação dos estudantes e oferece recursos técnicos para o exercício da criatividade cinematográfica”, diz.
Dinaldo reforça também o fato de que as aquisições atendem as necessidades de renovação da infraestrutura tecnológica do curso. “É nos laboratórios do curso que os estudantes praticam a criação de filmes exercendo funções como operador de câmera, diretor de fotografia, técnico de som, editor de imagem e de som. Esses laboratórios funcionam de modo integrado e também articulados aos diversos componentes da matriz curricular. Por isso, constituem uma plataforma de formação de cineastas que envolve todas as etapas de produção de uma obra de ficção ou documentário”, explica.
Leave a Reply