Seja voluntário ou obrigatório, se você faz parte do grupo de pessoas que está seguindo as recomendações das organizações de saúde, e cumprindo as medidas isolamento social, já deve ter percebido que são muitas as adversidades causadas pela medida. Ansiedade, estresse e depressão são alguns dos problemas mais relatados por quem está cumprindo a quarentena para se proteger do coronavírus, mas existem alguns cuidados que podem te ajudar a manter a saúde mental em dia.
Organize a sua rotina
Estar em casa não é motivo para uma rotina desregrada. Tenha horários para dormir e acordar, não pule refeições e organize o seu dia a dia. Estruturar a rotina mantém a sua cabeça ativa e promove a sensação de dever cumprido, dois grandes aliados para manter a saúde mental.
Não perca o contato
Isolamento social não é sinônimo de isolamento digital. Mesmo distante, mantenha contato com amigos e familiares por meio de telefonemas, mensagens e chamadas de vídeo. Boas conversas ajudam a diminuir os níveis de estresse e podem render muitas risadas.
Aprenda a relaxar
Apostar na leitura, escutar um bom disco ou aprender um novo hobby são excelentes maneiras de se desligar temporariamente da realidade. Esqueça um pouco dos noticiários e descubra alternativas para relaxar e ver o lado bom das coisas. Assim, você mantém sua mente fortalecida e pronta para encarar a sua rotina.
Não esqueça das atividades físicas
A prática de exercícios físicos é aliada comprovada contra a depressão. Mesmo para quem mora em apartamentos, é possível realizar treinos em pequenos espaços e adaptar a dificuldade para a que melhor se encaixa no seu dia a dia. Atividades como yoga e meditação também são ótimas para ajudar a enfrentar o período de isolamento e trazer mais conforto para a sua mente.