O volume de declarações do Imposto de Renda entregues por Foz do Iguaçu superou a expectativa da Receita Federal do Brasil (RFB). Ao todo, 57.085 iguaçuenses acertaram as contas com o “leão” dentro do prazo, encerrado na segunda-feira (31). De acordo com o fisco, a média esperada para o período era de 54.993 formulários.
Em comparação ao ano passado, quando foram entregues 53.278 declarações, houve um aumento de 4,07%. Os números mostram que a população tem se conscientizado em não deixar a obrigação para a última hora e perder a data. Quem ainda não realizou a declaração do IRPF já pode enviar o formulário com atraso.
Em todo o Estado foram computados 2.215.533 formulários, montante um pouco superior ao volume de 2,1 milhões de declarações esperadas para 2021. Conforme a RFB, 215 mil paranaenses deixaram a prestação de contas para o último dia, mas conseguiram encaminhar os dados sem problemas.
No âmbito nacional, foram entregues 34.168.166 declarações. Houve um crescimento de 6,8% em relação ao ano passado. Em 2020, o órgão recebeu 31,9 milhões de declarações.
A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido. A recomendação é para que o contribuinte regularize a situação o quanto antes.
Além de pagar multa, quem é obrigado, mas não declara o Imposto de Renda no prazo corre o risco de ter o CPF bloqueado, o que pode impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.
As informações são de GDia
com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply