Mais de 300 crianças vivem imersão no Parque. Alunos de Santa Teresinha de Itaipu conheceram de perto a Mata Atlântica e as Cataratas.
Visita conscientizou sobre a manutenção do ecossistema de forma lúdica
Tudo pronto para o passeio: calçado fechado, roupa confortável, protetor solar, repelente e garrafinha de água. Mas, mais importante do que tudo isso, os alunos do quinto ano das escolas municipais de Santa Terezinha de Itaipu tinham olhos atentos e ouvidos preparados para uma verdadeira imersão na Mata Atlântica. Assim, os pequenos exploradores, de 9 e 10 anos, seguiam as orientações dos guias enquanto vislumbravam, curiosos, a exuberância do Parque Nacional do Iguaçu.

As visitas fizeram parte da Jornada de Estudos sobre o Corredor Ecológico Santa Maria, realizada entre os dias 17 e 25 de março. A ação foi promovida pelo Instituto Caminhos da Conservação (ICC), uma ONG dedicada à preservação e à educação ambiental. Dessa forma, o passeio, foi guiado pelos agentes ambientais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Logo, ao todo, mais de 300 crianças de cinco escolas municipais da cidade visitaram o parque.
Jornada de Estudos
Durante a manhã de aprendizado, os participantes viram na prática os princípios biológicos introduzidos na sala de aula: a importância da mata densa e preservada, o equilíbrio dos ecossistemas, o ciclo da água, a polinização para manutenção das espécies. Além isso, descobriram jeitos para usar a floresta como fonte de alimento ou medicamento. Por isso, as informações foram traduzidas de forma lúdica e divertida para formar cidadãos comprometidos com a sustentabilidade do planeta.

“Eles trazem o que aprenderam na escola para cá e levam muito conhecimento e bons exemplos para casa e família”, explicou Giovanna Silvestri, presidente do ICC, que idealizou e coordenou a jornada. “Essa é uma fase em que as crianças têm a imaginação aguçada, e assim, estão formando quem serão no futuro. Dessa forma, estamos ampliando o horizonte de conhecimento deles, que serão grandes disseminadores da empatia com a natureza, verdadeiros zeladores e guardiões”, comemorou.

Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, destacou a importância da iniciativa para a formação das novas gerações. “Proporcionar essa experiência para as crianças reforça o compromisso do Parque Nacional e da Urbia Cataratas com a educação ambiental e a valorização da nossa biodiversidade. Por isso, mais do que uma visita, essa jornada é uma oportunidade de inspirar os futuros guardiões da Mata Atlântica, despertando neles o respeito e o cuidado com a natureza. Acreditamos que esse contato direto com o parque cria memórias inesquecíveis e fortalece o vínculo das novas gerações com um dos patrimônios naturais mais importantes do mundo.”

Apoio
Todas as atividades foram gratuitas, acompanhadas por professores, biólogos e especialistas. Logo, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Terezinha de Itaipu, tendo apoio da Urbia Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel.

Disseminadores
Eduardo Scatolin tem 9 anos e visitou o parque pela primeira vez. “Adorei o passeio e de aprender sobre os animais. Eu aprendi que para se defender da onça você tem que levantar os braços e gritar”, contou.
Isabela de Souza comemorou o aniversário de 10 anos durante a visita no dia 18 de março. Ela já visitou as Cataratas, mas foi a primeira vez que percorreu a Trilha Escola Parque. “Eu achei muito legal vir pra cá, porque a gente aproveita e ganha mais conhecimento. Eu descobri que dá pra tomar água das árvores, e a gente também viu muitas aranhas.”

Sobre o ICC
O Instituto Caminhos da Conservação está ligado ao Corredor Ecológico Santa Maria e à Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Santa Maria, iniciativas da Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná. Dessa forma, o corredor conecta fragmentos da Mata Atlântica, como o Parque Nacional do Iguaçu, e faixa de proteção do lago de Itaipu. Ao todo, são 976 hectares de floresta preservada, refúgio para a fauna, lar de espécies ameaçadas da Mata Atlântica. Por isso, o ICC trabalha para despertar consciência ambiental e para perpetuar a biodiversidade.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal, tem a gestão da visitação turística da concessionária Urbia Cataratas S.A. Assim, é um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e uma referência internacional em turismo sustentável. As Cataratas do Iguaçu, principal cenário do parque, foram o segundo atrativo brasileiro mais procurado no ano passado.

Mais informações:
cataratasdoiguacu.com.br
(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)
com informações do Parque Nacional do Iguaçu
Leave a Reply