O número de eleitores em Foz do Iguaçu poderá ultrapassar os 204,7 mil. A totalização dos títulos emitidos pela Justiça Eleitoral no município deve sair próximo ao mês de julho, segundo a Justiça Eleitoral, uma vez que ainda existe casos pendentes de julgamento.
Até o final de abril, segundo a última atualização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), o município contava com mais de 203,2 mil títulos regularizados.
Este ano, Foz do Iguaçu poderá decidir pela primeira vez na história em dois turnos, quem será o sucessor do prefeito Chico Brasileiro (PSD). Isso porque, o município passou de 200 mil eleitores, garantindo a decisão em dois turnos, caso nenhum dos candidatos consiga 50% mais um dos votos válidos.
O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, quando serão eleitos ainda os vices e os vereadores. Um eventual segundo turno sereno dia 27 do mesmo mês.
O prazo para tirar o primeiro título, regularizar ou fazer a transferência de secção ou domicílio eleitoral terminou no último dia 08 de maio.
Leia também
Até o início da tarde desta segunda-feira (20), Fo do Iguaçu tinha 204.717 eleitores regularizados e aptos para votar no pleito de outubro, segundo informou a chefe do cartório Eleitoral, Rejane Toffolo.
O número de eleitores, no entanto, poderá aumentar nos próximos meses, isso porque, em Foz do Iguaçu, “ainda há Requerimento (RAE) em processamento, a partir do mês de julho, teremos os números finais”, informou Rejane.
No entanto, a Justiça Eleitoral não tem como precisar o total de Requerimentos de Alistamento Eleitoral (RAE) aguardando uma decisão do TRE-PR.
Perfil
Até o final de abril, Foz do Iguaçu contabilizara 203.215 eleitores, sendo que destes, 91,8% (186.720) já contavam com biometria e 8,12% (16.495) ainda não tinha biometria, que é a confirmação eleitoral através da digital.
A maioria dos eleitores do município, segundo o acompanhamento do TRE-PR, tem entre 25 e 59 anos de idade. Pelo menos 54% do total são do sexo feminino e 46% do exulo masculino.
Em relação ao estado civil, 57% afirmam ser solteiros e 34% casados. Há ainda 5% separado judicialmente e os demais são divorciados ou viúvos.
Em relação à educação, mais de 28,1% (mais de 57,2 mil) informaram ter o ensino médio completo, 19,3% (39,4 mil) ensino fundamental incompleto e 16% (mais de 32,6 mil) o ensino superior completo.
O perfil educacional revela ainda que 14,2% tem o ensino médio incompleto, 10% superior incompleto, 6,3% ensino fundamental completo, 3,9% que sabe ler e escrever e 1,7% analfabetos.
Mais de 92,2% não informaram cor e raça no momento de fazer ou regularizar o título eleitoral, 4,2% disseram ser da cor branca, 2,9% parda e os demais preta, amarela e indígena.
Com informações do GDia
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply