Mais de 1,3 mil participam da Conferência Mundial da Maçonaria em Foz do Iguaçu

A XIX Conferência Mundial da Maçonaria Regular com presença de Grão-Mestres de 95 Potências Maçônicas começou nesta quarta-feira (27), com expectativa de mobilizar mais de 1,3 mil participantes de 33 diferentes países até o sábado (30) em Foz do Iguaçu. O evento, organizado pela Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná e pelo Grande Oriente do Paraná, ocorre concomitantemente a Conferência Nacional (reunindo maçons, suas esposas e entidades paramaçônicas) para discutir o papel da Maçonaria na sociedade contemporânea.

A mobilização internacional da maçonaria é realizada a cada 18 meses em diferentes continentes. Esta é a primeira vez, nesse formato, que acontece no Brasil. A recepção aos participantes no Recanto das Cataratas da Avenida Costa e Silva começou na terça-feira (26) e termina oficialmente no domingo (1º de dezembro). A conferência será dividida em dois eventos principais: a Conferência Mundial, voltada para Grão-Mestres e oficiais, e a Conferência Nacional, que reunirá maçons brasileiros das três vertentes regulares.

Ambos os encontros vão discutir o papel da Maçonaria na sociedade contemporânea, fortalecendo os laços entre seus membros e compartilhando boas práticas. A Conferência Mundial, que começou na quarta e vai até sábado, inclui debates, apresentações e encontros entre lideranças internacionais. A abertura solene, juntamente com a palestra magna da Conferência será realizada no dia 29 (sexta-feira), mas os Grão-Mestres e Grandes Secretários de Relações Exteriores já estão debatendo os temas desde a manhã do dia 28 (ontem).

Reunião dos Grãos-Mestres de 33 países nas primeiras atividades da conferência que reúne a Maçonaria mundial até sábado (30), em Foz do Iguaçu
Foto: Paulo França

A programação hoje contará com a Assembleia Geral pela manhã, seguida de plenária à tarde, além de um jantar de gala à noite. No dia 30 de novembro, haverá a instalação do novo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná. O evento incluirá um jantar de despedida no Marco das Três Fronteiras. Paralelamente, a Conferência Nacional será realizada nos dias 29 e 30 de novembro, reunindo maçons regulares brasileiros para discutir temas de relevância nacional e internacional.

Reconhecimento
Cristian Adrian Flores Maldonado, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná reforça a importância do evento que ocorre a cada 18 meses em um continente diferente. “Esse é o maior evento de toda a Maçonaria e visa trazer ideias e o intercâmbio de boas práticas para que tenhamos uma maçonaria mais atuante e aberta à sociedade, realizando o seu papel de ter cidadãos melhores, para contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna”.

A realização no Brasil e em particular no Paraná, reforça o prestigio e a solidez da Maçonaria brasileira no contexto mundial. “Aqui discutiremos temas sociais extremamente relevantes e juntos buscaremos formas de auxiliar na solução, empregando esforços a partir de cada maçom”, explica o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, Marco Antônio Corrêa de Sá.

A edição anterior à brasileira ocorreu em Israel e a próxima, em 2026, será realizada na África do Sul. Foz do Iguaçu foi escolhida pela sua hospitalidade e infraestrutura reconhecidas internacional, além da “sua capacidade de receber grandes encontros internacionais. A cidade oferecerá suporte aos visitantes com guias turísticos e uma ampla estrutura hoteleira”, informa a organização do evento.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz