A maioria dos vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu será candidato à reeleição no pleito de 6 de outubro deste ano.
Dos 15 parlamentares, 14 já decidiram participar do processo eleitoral, apenas um, que tinha pretensões de compor chapa majoritária mas não avançou no processo, ainda está definindo se vai tentar um novo mandato. Os parlamentares estão distribuídos entre 5 dos 7 candidatos a prefeito.
O General Silva e Luna (PL) é o que aglutinou o maior número de vereadores, sete no total, em seu projeto para a sucessão do prefeito Chico Brasileiro (PSD). A lista inclui 3 parlamentares do PSD – Adnan El Sayed, que em 2020 recebeu 1.920 votos (quinto mais votado do pleito); Protetora Carol Dedonatti que se elegeu com 2.709 votos (mais votada); e Rogério Quadros, que fez 2.010 votos.
Leia também
Do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, três vereadores vão integrar a chapa do General – Cabo Cassol eleito com 1.355 votos pelo Podemos; Márcio Rosa que se elegeu pelo PSD com 1.329 votos; e Admilson Passos Galhardo eleito pelo Republicanos com 1.144 votos. O vereador Ney Patrício do Podemos ainda não definiu se irá disputar a reeleição, atualmente ele está no Podemos, mas em 2020 ele se elegeu pelo PSD com 2.000 votos.
Segunda bancada
O ex-prefeito Sâmis da Silva (PSDB) terá o apoio de três vereadores, todos do PSDB – Dr. Freitas que se elegeu no último pleito com 1.483 votos pelo PSD; Edivaldo Alcântara que recebeu 1.610 votos pelo PTB; e Jairo Cardoso que obteve 1.332 votos pelo DEM (atual União Brasil). O candidato a prefeito pelo PP, o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, terá o apoio de dois vereadores – Anice Gazzaoui, que se elegeu em 2020 pelo PL com com 1.394 votos; e Alex Meyer que se elegeu com 1.451 votos pelo mesmo partido.
O comunicador Airton José (PSB) também terá o apoio de dois vereadores – Kalito Stoeckl do PDT que na última eleição recebeu 2.011 votos pelo PSD; e Yasmin Hachem do PV, que se elegeu pelo MDB com 2.228 votos. O candidato a prefeito do União Brasil, Zé Elias, terá apoio do atual presidente da Câmara João Morales que se elegeu em 2020 com 1.362 votos pelo DEM (atual União Brasil).
com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz
Leave a Reply