Integração entre Secretarias de Foz do Iguaçu visa requalificação urbana e turismo sustentável para os próximos anos

Ações conjuntas entre as Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Planejamento buscam transformar a cidade em um destino mais sustentável e atrativo tanto para moradores quanto para turistas

A Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (SMTU) reuniu-se com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), na quinta-feira (16), e com a Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos (SMPC), nesta sexta-feira (17), para definir as linhas de atuação dos projetos, já em curso e os que ainda serão desenvolvidos, conjuntamente entre as pastas. Participaram o secretário de Turismo, Jin Petrycoski, de Meio Ambiente, Sérgio Caimi, e o de Planejamento, José Teodoro Oliveira, além das diretorias e responsáveis técnicos das três equipes. 

A estratégia para 2025 e para os demais três anos de gestão seguintes é trabalhar a integração entre as Secretarias da Prefeitura e promover iniciativas com um viés de requalificação urbana, conservação ambiental e turismo sustentável e histórico-cultural.

Como explica o Secretário de Turismo, Jin Petrycoski, já estão sendo discutidos a requalificação do Parque Municipal Urbano Bosque Guarani, o projeto do Parque Monjolo e o desenvolvimento do Bairro Árabe, além da consolidação de novos empreendimentos turísticos no destino e o alinhamento de estratégias de sustentabilidade.

“Eu acredito que para a cidade ser boa para o turista, ela tem que ser boa para o morador também. Queremos criar espaços de lazer, como praças, parques e mais áreas verdes, para que o próprio iguaçuense possa desfrutar e também sentir-se pertencente ao seu município”, afirma.

E reforça a influência no turismo. “Nós sabemos que Foz do Iguaçu já tem muitos e excelentes atrativos, mas muitos deles ficam nas partes mais extremas da cidade. O que queremos é que o centro da cidade também seja um incentivo, tanto para o cidadão quanto para o turista”, finaliza  o Secretário Jin.

Para Leandro Vandré Heineck, diretor de Projetos Estratégicos Turísticos e Transformação Territorial do Destino, da SMTU, o trabalho intersecretarial contribuirá para tornar Foz do Iguaçu um destino mais inteligente. 

“A Secretaria de Turismo está focada em elaborar projetos que construam soluções sustentáveis, em aspectos ambientais e econômicos. Queremos melhorar a qualidade de vida do munícipe e a experiência do visitante na cidade. É um trabalho que envolve outras pastas e que terá como consequência o bem-estar de todos”, afirma.

O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Caimi, menciona que também foram debatidos, na reunião, a atração de novos investidores ao município. 

“Foi uma oportunidade  para alinhar projetos e ideias, e também a questão de novos investimentos de empresários que queiram vir a Foz de Iguaçu. Já que nós devemos aliar o meio ambiente ao desenvolvimento econômico da cidade e, fundamentalmente, a pasta do turismo”, diz. 

O Secretário de Planejamento e Captação de Recursos, José Teodoro Oliveira, também comenta a importância da atuação conjunta.

“É muito importante que todas as Secretarias estejam interligadas e pensando numa única Foz. Cada um atua a sua maneira, o Turismo atraindo mais turistas e trazendo recurso, o Meio Ambiente focado na conservação natural da cidade, nós do Planejamento desenvolvendo projetos que complementam com os corredores turísticos e iniciativas sócio-culturais, mas todos com o mesmo objetivo: melhorar a cidade”.