Gasto Médio com Presente no Dia das Mães Deve Ser de R$ 298, Segundo Sebrae

O gasto médio com presentes para o Dia das Mães nos pequenos negócios deve chegar a R$ 298,20, conforme estimativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP). Esse valor, já considerando a inflação, é 3,5% superior ao do ano passado.

Segundo a pesquisa, os itens mais procurados pelos consumidores incluem cosméticos (47%), roupas (41%), chocolates (35%), flores (35%) e bijuterias e acessórios (27%).

Expectativas para 2025

A pesquisa revela que 59% dos consumidores de pequenos negócios planejam gastar mais em 2025 do que em 2024. Outros 24% devem manter os mesmos gastos e 16% afirmaram que gastarão menos. Apenas 1% indicou que não comprará presentes para a data em 2024.

Perspectivas Econômicas

“Uma boa notícia para os pequenos negócios é que 59% dos consumidores estão dispostos a gastar mais este ano no Dia das Mães, comparado ao ano anterior. O aumento real de 3,5% também indica que a economia está aquecida, apesar de a inflação, especialmente em alimentos, ter afetado o poder de compra da população nos últimos tempos”, afirmou Carolina Fabris Ferreira, coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP.

A pesquisa foi realizada com duas sondagens: uma com consumidores por meio de e-mail, conduzida pelo Instituto Consulting do Brasil entre 26 de março e 8 de abril de 2025, e outra com empreendedores, feita por telefone pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp