Foz vira rota para torcedores de clubes mineiros de futebol

A Ponte Internacional da Fraternidade (Tancredo Neves), na fronteira do Brasil com a Argentina vai receber, entre quinta e sexta-feira (28 e 29 de novembro), mais de 1,5 mil torcedores do Atlético Mineiro, que vão para a final da Taça Libertadores da América contra o Botafogo do Rio de Janeiro (RJ) sábado (30) em Buenos Aires. No último final de semana, aproximadamente mil torcedores do Cruzeiro (MG) cruzaram a Ponte da Amizade para acompanhar a final da Copa Sul Americana contra o Racing (Argentina) na capital paraguaia Assunção.

As finais das duas principais competições do continente sul-americano colocaram Foz do Iguaçu na rota dos torcedores dos tradicionais clubes mineiros. Na programação, de ambas as torcidas organizadas, é permanecer em média dois dias tratando do trâmite burocrático e também conhecendo um pouco da região da tríplice fronteira. A presença deles representa mais movimento nas redes hoteleiras, bares e restaurantes e atrativos turísticos e o comércio das localidades.

A movimentação dos torcedores cruzeirenses ocorreu de forma mais intensa na última sexta-feira (22), quase interditando o fluxo de veículos na Ponte da Amizade, no sentido Brasil ao Paraguai. De acordo com a estimativa da Direção Nacional de Migrações do país vizinho, 21 ônibus passaram pelo local. Muitos também optaram pelo veículo próprio, o que permitia fazer o percurso até Assunção cruzando a fronteira na manhã de sábado (23).

Mi Buenos Aires querida

A movimentação de torcedores do Galo mineiro deve se intensificar já na quinta-feira (28) na Ponte da Fraternidade, que une Foz do Iguaçu à Puerto Iguazú, na Argentina. A região foi escolhida como rota de 23 torcidas organizadas do Atlético-MG, para o deslocamento até Buenos Aires, capital da Argentina, onde acontece no sábado a final da Taça Libertadores contra o Botafogo do Rio de Janeiro. A expectativa é que mais de 1,5 mil pessoas ingressem em 37 ônibus.

Os torcedores devem ficar dois dias na fronteira. A final do torneio organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) será no estádio Monumental de Núñez. Não haverá qualquer tipo de conflito com a torcida adversária que optou entrar na Argentina pela fronteira de Uruguaiana (RS), adiantou o jornalista Adilson Borges Lago.

O secretário de Turismo de Foz, André Alliana, já conversou com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) para garantir o translado dos veículos na aduana integrada na Ponte da Fraternidade (Tancredo Neves). Os mineiros se reúnem em Belo Horizonte e vão viajar mais 1.474 quilômetros até Foz do Iguaçu e mais 1.825 quilômetros até a capital argentina.

Roteiro

A saga dos integrantes de 23 torcidas organizadas do Galo, entre ida e volta, soma 6.598 quilômetros. Os mineiros partem na quarta-feira, 27, da capital Belo Horizonte. Em Foz do Iguaçu, eles irão pernoitar na quinta-feira (28) em hotéis de 2 a 3 estrelas. O passo fronteiriço será na sexta-feira (28), com pernoite em Puerto Iguazú. Depois seguem na madrugada de sábado para Buenos Aires.

O jogo está marcado para às 17h (horário de Brasília) no estádio argentino. O retorno para a fronteira, com o título ou não, será no próprio sábado com pernoite no domingo em Foz do Iguaçu e chegada em Belo Horizonte na terça-feira, 3 de dezembro. A torcida botafoguense optou por entrar na Argentina, via Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e vão percorrer 5.134 quilômetros entre ida e volta.

com informações do Diário de Foz, parceiro do Busão Foz