Foz do Iguaçu espera impulso na divulgação do turismo em 2023

Setor defende que destino da tríplice fronteira venha ocupar maior espaço nas prataleiras da Embratur e da Paranatur

O presidente do SindHotéis, Marcelo Martini, afirmou nesta sexta-feira, 4, que o setor espera um novo impulso na divulgação do turismo de Foz do Iguaçu a partir de 2023. “Estamos conversando com o governo estadual e com representantes do novo governo federal, e esperamos que Foz do Iguaçu venha ampliar o espaço importante na divulgação dos destinos turísticos brasileiros e paranaenses”.

Martini observa que as atrações e os equipamentos do turismo da tríplice já estão preparados para receber mais de três milhões de visitantes, superando a meta esperada pelo setor no curto prazo. “Ainda estão sendo investidos mais de R$ 3 bilhões em novos empreendimentos e temos ter Foz do Iguaçu com maior destaque nas prateleiras da Embratur e da Paranatur”, disse.

A expectativa do setor em Foz do Iguaçu, segundo Martini, é que a Itaipu Binacional venha também participar ainda mais na divulgação do destino no país e no estrangeiro. “Nos últimos anos, a Itaipu se voltou para as grandes obras de infraestrutura muito importante para a cidade e para o turismo”, disse ao citar as obras da segunda ponte, reforma e ampliação do aeroporto internacional, a duplicação da Rodovia das Cataratas e da iluminação dos trechos urbanos da BR-277.

Itaipu Binacional apresenta estratégia climática em evento da COP 26

Estado do Paraná e Itaipu Binacional recebem projeto executivo da duplicação da Rodovia das Cataratas

“Vamos ganhar mais atrações turísticas como a segunda ponte e o marco paraguaio, além das novas atrações privadas, e a Itaipu foi fundamental para o impulso do movimento. Os números falam por si: o parque nacional do Iguaçu saltou de 646 mil visitantes em 2002 para dois milhões de visitantes em 2019. Grande parte deste impulso se deu, principalmente, com apoio da Itaipu”, completou.

Turista estrangeiro
Martini disse ainda que o setor tem acompanhado as declarações de parlamentares e de integrantes da equipe de transição em que afirmam que o turismo terá investimentos para ampliar sua divulgação. “Acompanha as entrevistas e os deputados afirmam que o turismo em Foz do Iguaçu é uma espécie de xodó do presidente eleito e que tem uma expressão internacional, o que será muito importante na atração dos turistas estrangeiros”.

O SindiHotéis ainda aponta que, em 2022, o setor já recuperou 70% do movimento antes da pandemia, o que foi registrado na visitação ao Parque Nacional do Iguaçu e na média das ocupações dos hotéis. De janeiro a outubro de 2022, o parque recebeu 1.114.704 visitantes. Comparando com 2019, a recuperação é de 68%. “A nossa média de ocupação também ficou na casa dos 65% com picos até 95% nos feriados”, disse Martini. O parque hoteleiro de Foz supera os 23 mil leitos.

A própria atividade turística, segundo Martini, se diversificou com novos atrativos e serviços. “Por exemplo, o turismo de compras se qualificou com as  lojas francas em Foz e a própria Ciudad del Este se transformou em um grande shopping de compras. Outro setor que está avançando é o da gastronomia. Restaurantes, churrascarias, cantinas e bares estão lotados nos finais de semanas e nas datas especiais”, disse.

O presidente do sindicato lembra ainda que a nova concessão do parque nacional prevê que próximo a 3% da arrecadação deve ser destinado a divulgação. “Temos que resgatar a proposta de um bureau de notícias e esperamos uma nova dinâmica na divulgação do destino dos governos estadual e federal. Já a Itaipu sempre será a nossa parceira para divulgar o turismo de Foz”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Álbum mostra imagens que encantaram no lançamento do Wonder Water Show de Foz

Foz do Iguaçu ganhou, nesta sexta-feira (2), um novo atrativo de padrão internacional. O Wonder Water Show apresenta ao público um espetáculo de águas com projeções de imagens embaladas pelas trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema mundial.

A equipe Cabeza News acompanhou a apresentação que reuniu profissionais da imprensa, representantes do trade turístico, autodidade e convidados.

Leia também

A partir deste sábado (4) o espetáculo passa a ser aberto ao público em geral.

Abaixo álbum com fotos e vídeo que encantaram os participantes da apresentação:

Vídeo destaca projeção de dinossauros e outros personagens clássicos do cinema mundial

CGDM propõe resolução inédita sobre a liberdade econômica em Foz do Iguaçu

Documento será enviado para análise da Procuradoria Geral do Município e, em seguida, ao Ministério da Economia

Em reunião nesta sexta-feira (02), o Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM) propôs a aprovação da minuta de resolução inédita no Brasil, que trata sobre a liberdade econômica. Além da proposta de resolução, o Comitê reforçou a importância da formulação de novas ações para o Programa Foz Desenvolve.

“A liberdade econômica já é uma realidade em Foz, o que estamos propondo é uma resolução em âmbito municipal. A criação deste documento é de conhecimento do Ministério da Economia e, por se tratar de algo inédito no Brasil, poderá ser um modelo para outros municípios”, destaca a secretária da Fazenda e coordenadora do CGDM, Salete Horst.

A minuta aprovada será encaminhada para análise da Procuradoria Geral do Município e posteriormente ao Ministério da Economia. De acordo com Luiz Marcelo Padilha, consultor no Sebrae-PR, a proposta compatibiliza e consolida a relação e classificação de risco das atividades econômicas de risco nível I. “Os preceitos da Lei de Liberdade Econômica, a partir dos decretos municipais 30.841, 30.842 e 30.843, de 9 de novembro de 2022, serão sintetizados nesta resolução”.

Veja também

Esse foi o último encontro do comitê gestor neste ano, que voltará a se reunir novamente na primeira sexta-feira de fevereiro de 2023. “Serão avaliadas novas ações a serem integradas no programa Foz Desenvolve. Firmamos o compromisso de elencar projetos e que, como os que implementados atualmente”, destaca Salete Horst.

Licenças automáticas

As ações já desenvolvidas levaram Foz do Iguaçu a ficar entre as cidades brasileiras com mais liberações de licenças de forma automática. “Com a ativação do processamento automático para emissão das licenças, através da Integração com a RedeSim, a geração da inscrição municipal passa a ser automática para todas as empresas. Com as alterações recentes, o sistema passou a fazer também a classificação de risco das atividades e a emissão automática das licenças para as empresas classificadas como de baixo e médio risco”, explica o programador Gilberto Couto.

Baixo risco

Em novembro, o prefeito Chico Brasileiro assinou os decretos que definiram os procedimentos para emissão de licenças e os graus de risco das atividades econômicas de Foz do Iguaçu. “Esse foi um passo decisivo para a segunda etapa do DestravaFoz, agilizando ainda mais os procedimentos de abertura, alteração, renovação de licenças e baixa de empresas”, destaca o prefeito.

Foz lidera o ranking estadual das cidades com maior número de atividades econômicas de baixo risco e se destaca também em âmbito nacional. Com os decretos que envolvem ações das secretarias da Fazenda e Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária, 688 atividades econômicas estão sendo incluídas no rol das consideradas de baixo risco e assim dispensadas de atos públicos municipais.