Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais vacina contra a covid no Paraná

Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais aplica vacinas contra o novo coronavírus (covid-19). Até a noite de terça-feira (08), aproximadamente 110 mil doses (entre primeira e segunda dose) haviam sido aplicadas aos grupos prioritários e população em geral, a partir de 55 anos. De acordo com o Painel da Secretaria Municipal da Saúde, aproximadamente 32% da população já recebeu ao menos uma dose de imunizante.

A Vigilância Epidemiológica confirmou na quarta-feira (09), 110 casos de covid-19, totalizando 38.524 registros da doença no município desde o início da pandemia. Destes, 36.957 pessoas já estão recuperadas. Dos 110 novos casos, 56 são mulheres e 54 homens, com idades entre dois meses e 84 anos. Entre eles, 104 estão em isolamento domiciliar e seis internados.

Do total de casos ativos, 435 pessoas estão em isolamento domiciliar com sinais e sintomas leves e 193 pessoas estão internadas. Foz do Iguaçu registrou mais três óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são dois homens de 88 e 59 anos e uma mulher de 56 anos. No total, são 939 mortes pela doença desde o início da pandemia, com uma taxa de letalidade de 2,44% sobre o total de infectados.

Imunização

Em números exatos, Foz do Iguaçu recebeu, até a noite de terça-feira (08), 118.496 vacinas da CoronaVac desenvolvida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório Sinovac, Pfizer/BionTech e AstraZeneca produzida pela Universidade de Oxford e o Instituto Fiocruz, do Rio de Janeiro. Do total de imunizantes recebidos, 109.178 foram aplicadas entre primeira e segunda dose.

De acordo com os dados do Painel, 82.197 pessoas de Foz do Iguaçu já foram vacinadas com ao menos uma das doses de imunizante – aproximadamente 31,6% dos cerca de 260 mil habitantes. Do total de vacinados, 32,82% já receberam a segunda dose, ou seja, 10,37% dos moradores está completamente imunizado.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na segunda-feira (07), a imunização do público geral com idade a partir de 53 anos, com agendamento no site da prefeitura – www.vacinacao.pmfi.pr.gov.br. Com a ampliação as pessoas que pertencem aos grupos prioritários não têm necessidade de agendar a vacina, basta ir a uma das unidades onde as doses estão sendo aplicadas.

Os grupos prioritários são pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação (ensino básico e superior) – todos acima de 18 anos; idosos acima de 60 anos; trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores da saúde (exclusivo na sede da Vigilância em Saúde).

De acordo com Rosa Maria Jerônymo, conforme forem chegando novas vacinas e a procura for reduzindo, será ampliada cada vez mais a vacinação da população. “A intenção, sempre, é de não deixar doses paradas e fazer com que o mais rápido possível toda Foz do Iguaçu possa estar vacinada para vencermos de uma vez esta pandemia”, afirmou.

As informações são de GDia

com informações do CabezaNews, parceiro do Busão Foz